Comissão aprova audiência pública para discutir extinção de diretorias regionais de saúde


14/02/2007 16:15

Compartilhar:


A Comissão de Saúde e Higiene aprovou nesta terça-feira, 13/2, a realização de audiência pública, solicitada pelo deputado Carlinhos Almeida (PT), para avaliar e reverter a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de desativar as diretorias regionais de saúde nos municípios de São José dos Campos, Assis, Botucatu, Franco da Rocha, Mogi das Cruzes e Osasco e no Grande ABC.

"A medida, além de trazer sérios transtornos ao atendimento da população, atingiu a vida da maioria dos funcionários, já estabelecidos com suas famílias nas cidades em que as DIRs estavam implantadas, mas que agora terão de se deslocar por distâncias consideráveis", afirmou Carlinhos, ao defender junto aos membros da Comissão a necessidade de que a audiência pública aconteça ainda nesta legislatura, que termina em 15/3. "Trata-se de assunto importante que exige discussão urgente, pois não podemos aguardar a posse dos novos deputados, enquanto os usuários e funcionários passam por sérios transtornos", concluiu.

O presidente da comissão, deputado Waldir Agnello (PTB), concordando com a exposição de motivos de Carlinhos Almeida, está procurando o entendimento com outros parlamentares, que também aguardam definição de data para a realização de audiências públicas solicitadas e já aprovadas, de forma a poder garantir que a questão das DIRs seja discutida no final deste mês ou no início de março. São muitas as audiências públicas solicitadas, o que torna impossível realizar todas ainda nesta legislatura.

Carlinhos Almeida propõe três datas (27/2, 6/3 e 13/3) para a realização da audiência e pretende que sejam convidados o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, funcionários das diretorias regionais e os secretários de Saúde dos municípios atingidos. "Todos precisam se manifestar para que cheguemos a um entendimento e encontremos medidas eficazes para reverter essa situação e normalizar o atendimento aos usuários dos serviços das diretorias regionais e de seus funcionários", explicou Carlinhos.

Os deputados Carlos Neder e Adriano Diogo, ambos do PT, presentes à reunião da Comissão de Saúde, apóiam a medida proposta por Carlinhos e também esperam que aconteçam ainda nesta legislatura as audiências públicas que solicitaram.

carlinhos@carlinhos.org

alesp