Audiência discute discriminação policial


03/03/2004 16:23

Compartilhar:


Audiência acontece com o governador Geraldo Alckmin hoje, às 16h30, no Palácio dos Bandeirantes

O governador Geraldo Alckmin participa de audiência sobre o caso do dentista Flávio Sant´anna e violência policial. A audiência, que acontece hoje, 3/3, às 16h30, foi proposta pelo o deputado estadual do PT Sebastião Arcanjo, coordenador da Frente Parlamentar Pela Igualdade Racial, que cobrará soluções imediatas para o caso e também pedirá informações sobre a formação e a atuação da polícia militar. Sant´anna, que era negro, foi assassinado em fevereiro por policiais militares ao ser confundido com um assaltante.

Foram convidados para a audiência o presidente do Conselho da Comunidade Negra, Eliza Lucas; o pai do rapaz assassinado, Jonas Sant´anna; e o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre Moraes.

Pesquisas recentes da Fundação Perseu Abramo apontam que a população negra é a principal vítima da violência policial. De acordo com a pesquisa, 51% dos negros já sofreram esse tipo de discriminação. O mesmo estudo mostra que esse número cai para 15% quando se trata da população branca.

Para o próximo dia 21/03, Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, o deputado está organizando uma marcha contra a violência policial. No ato estarão presentes organizações de direitos humanos, entidades religiosas, os movimentos negro, estudantil e de mulheres além de artistas e famílias vítimas dessa violência.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp