Instituída semana de prevenção à osteoporose


06/11/2002 17:45

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Foi sancionada, em 04/11, a lei que institui a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose, de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). "A nova lei representa a ampliação das políticas públicas e dos direitos da terceira idade e da mulher", comentou a deputada.

Coordenadora da Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, uma iniciativa pioneira nos parlamentos estaduais do país, Maria Lúcia enfatizou que a sanção coroa o esforço para que os idosos tenham seus direitos ampliados. "A Lei 11.246 foi referendada sem vetos pelo governador, que desta forma demonstra ter reconhecido a importância da propositura", destacou, frisando que irá fiscalizar de perto sua aplicação.

A Semana será promovida anualmente, de 1º a 7 de março, período durante o qual o Estado deverá realizar ampla divulgação das causas, sintomas e formas de prevenção e combate à osteoporose. Para isso, deverão ser promovidos cursos e palestras, com farta distribuição de material informativo. "O objetivo é orientar a população, especialmente as mulheres acima dos 40 anos de idade, que é o segmento mais atingido pela doença. Considerada grave, a moléstia ocorre pela diminuição da massa óssea, provocando o enfraquecimento do esqueleto e ampliando o risco de fraturas", explicou Maria Lúcia.

No Brasil, estima-se que cinco milhões de mulheres sejam portadoras da doença. Desse total, aproximadamente 17% têm menos de 55 anos de idade. "A prevenção à osteoporose é muito mais barata e eficiente do que o tratamento da doença instalada no organismo e a informação é o grande instrumento para gerar nas mulheres e idosos a mentalidade preventiva. Daí a importância da Semana Estadual, que considero uma importante vitória na luta por saúde e qualidade de vida", concluiu a deputada.

alesp