Notas de Plenário


01/11/2005 17:34

Compartilhar:


Política jovem

Milton Flávio (PSDB) disse ter se dirigido a Brasília no dia anterior para uma reunião com a bancada federal a fim de discutir o futuro do partido com a eleição da nova diretoria e comissão executiva. "Esse é um momento ímpar da democracia no país. A população está desiludida com os partidos políticos". O deputado também falou da importância dos jovens na política, porque eles querem soluções e gostariam de participar mais. "É importante que nós, políticos, continuemos nesse debate de alto nível, colocando alternativas à população jovem. Eles querem construir conosco um novo país". (L.N.)

Investimentos no Alto Tietê

Luis Carlos Gondim (PP) falou sobre a inauguração do ambulatório do Hospital Regional Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. Na ocasião, o governador anunciou a construção de duas maternidades, em Poá e Biritiba Mirim. Duas obras viárias também foram anunciadas: uma unirá Suzano a Itaquá via Ayrton Senna, a outra ligará Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. "Do jeito que está, é uma rua. É preciso uma via de quatro pistas", afirmou o deputado. Além disso, foram anunciadas uma escola técnica industrial em Ferraz de Vasconcelos e duas unidades da Fatec, uma em Guarulhos e outra em Poá, Mogi das Cruzes, Itaquá ou Biritiba Mirim. "É muito importante a visita do governador à região do Alto Tietê, pois essa é uma região geralmente esquecida", comemorou. (L.N.)

Trânsito e alcoolismo

Jonas Donisete (PSB) falou sobre uma moção, com intuito de chamar atenção do governo federal, sobre uma lei que permite que o motorista alcoolizado se recuse a fazer teste de bafômetro. "O policial não tem autoridade para comprovar esse grau de alcoolização. A moção pode mudar isso". Ainda tratando deste assunto, o deputado comentou sobre um projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência de postos de combustível, justamente por ser ilógico que alguém beba e dirija. "Grupos de jovens se reúnem lá até altas horas da noite, bebem, causam tumulto e dirigem seus automóveis embriagados". (L.N.)

Pelo bem da natureza

Nivaldo Santana (PCdoB) aproveitou para fazer publicidade de um evento promovido por seu partido em conjunto com a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, na quarta-feira 9/11 no auditório Teotônio Vilela: o debate "Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto", que visa reduzir o dióxido de carbono da atmosfera. Segundo o deputado, esse gás promoveu catástrofes naturais, furacões, enchentes, secas, terremotos, refletindo a relação conturbada entre o homem e a natureza. "O sinal de alerta já soou. Há uma situação inimaginável no país, com a seca da região amazônica. Temos que dar tratamento prioritário na agenda de trabalho da Casa e criar políticas públicas para reverter esse processo". O parlamentar comentou que os EUA, responsáveis por 1/3 da produção dos gases tóxicos que promovem essas alterações, se recusam a assinar o protocolo e por isso têm sofrido com catástrofes naturais. (L.N.)

Impunidade

Antonio Salim Curiati (PP) disse ter solicitado, há mais de uma semana, a publicação do Estatuto do Desarmamento, para que a população tome conhecimento da lei. "Há necessidade de distribuí-los para os deputados da Casa", ressaltou. Além disso, o parlamentar falou do caso de Liana Friedenbach, que foi viajar com o namorado há dois anos, e ambos foram mortos em Embu-Guaçu. "Dos cinco acusados, só um menor de idade foi julgado e está na Febem. Os outros aguardam julgamento". Curiati sugeriu encaminhar ao Congresso Nacional uma lembrança para acelerar esse processo, e falou sobre um projeto de lei que altera a maioridade penal para 16 anos. (L.N.)

Privilegiando os privilegiados

Ao comentar a publicação Revista da USP, editada pela Universidade de São Paulo, o deputado Milton Flávio (PSDB) observou que seus artigos são interessantes e que, na maioria deles, buscam propor modelos para uma universidade mais democrática, defendendo que os gastos da instituição sejam definidos por professores e alunos. Frente a estas considerações, Milton Flávio, afirmou que deveria haver um controle social universitário que avaliasse se a relação custo benefício está sendo adequada, já que a universidade é financiada, em sua maior parte, por impostos de uma população que não tem acesso a ela e nem pode opinar em suas decisões. O deputado concluiu que a universidade, errando ao olhar somente para seu umbigo, esquece que pode, em suas reivindicações, estar propondo privilegiar os privilegiados. (L.G.)

Falta de Contigente

"A população do grande ABC paga impostos, representa 18% do PIB brasileiro e tem o direito em ter maior segurança", disse Vanderlei Siraque (PT), ao considerar o abandono nas divisas dos municípios de Santo André e São Paulo. "Não há medidas do governador ou do secretário de Segurança Pública que busquem solucionar o problema", disse Siraque, afirmando que o projeto de lei aprovado na Assembléia aumentou o número de batalhões na região, mas não número de policiais. (L.G.)

alesp