Opinião - Vitória da organização e da perseverança


13/07/2009 19:17

Compartilhar:


Década de 1990. Percorrendo o Brasil inteiro com a Caravana da Cidadania, Luís Inácio Lula da Silva faz mais uma de várias visitas ao Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, onde viveu parte de sua infância. Mas aquela não foi só mais uma das muitas vezes em que o companheiro Lula esteve naquele núcleo de trabalhadores, surgido no início do século XX, a partir de uma comunidade de pescadores artesanais. Foi um dia especial em que ele (Lula) assinou carta compromisso com os moradores, declarando que lhes daria a posse da terra se um dia chegasse à Presidência da República.

E este dia chegou. Na última semana, 1.752 famílias do Sítio Conceiçãozinha lotaram o Ginásio do Guaibê para receber os títulos de propriedade de suas moradias. Era um momento especial que coroava décadas de luta, organização e perseverança. Um momento em que foi celebrado também o valor da palavra dada por um homem de origem tão simples como a da maioria daquela gente ali presente. A gente do presidente Lula, que honra os compromissos assumidos com as famílias da Conceiçãozinha e de todo o Brasil de construir um país mais justo, com menos desigualdades e mais dignidade para todos.

Ali, bem ao lado de lideranças históricas do Sítio Conceiçãozinha, como Newton Raphael, "seo" Raimundo e Zé Carlos, me lembrei do dia em que estive junto com o presidente Lula na visita ao Terminal de Exportação de Veículos (TEV), muito próximo do núcleo. À época, havia uma pressão muito forte do setor portuário para que toda a área de Conceiçãozinha fosse desocupada para dar lugar a um novo terminal do Porto de Santos. Narrei ao presidente o que estava ocorrendo e ele foi enfático: "Ali ninguém mexe. Dei minha palavra que aquele pedaço de terra seria dos trabalhadores e vai ser".

Daquele momento em diante, baseados no Estatuto das Cidades, técnicos do Serviço de Patrimônio da União (SPU) e da Prefeitura de Guarujá se empenharam na construção de um instrumento legal que garantisse aos moradores do Sítio Conceiçãozinha a posse de suas moradias. Foi um trabalho que aglutinou esforços de pessoas nos diversos escritórios da SPU pelo Brasil, resultando num título de propriedade inoxidável, que nem o passar dos anos irá causar desgaste. Um documento que protege estas famílias contra a ganância de quem quer que seja e traz segurança para os moradores de hoje e de gerações futuras.

Vencida esta etapa, novos desafios já estão colocados. Ainda durante a cerimônia de entrega dos títulos, falando em nome da comunidade, "seo" Raimundo deixou claro: acabou o tempo em que o Sítio Conceiçãozinha era órfão de serviços públicos, porque os governos alegavam não poder levar melhorias em uma área irregular. Sinto-me honrada e gratificada de ter contribuído para que este momento se tornasse realidade. A vitória consolidada nos dá forças para continuar avançando.

Agora, é chegada a hora de lutar pela urbanização do núcleo, com pavimentação de ruas, saneamento básico, creche, equipamentos de lazer, cultura e esporte, por melhorias na EE Luiz Beneditino, onde conseguimos a abertura de classes para todo ciclo do Ensino Fundamental. Não são poucos nem pequenos os desafios. Mas o exemplo da conquista guia e enche de brio essa gente guerreira que, como todo brasileiro, não desiste nunca. Uma gente que faz a hora, não espera acontecer.



*Maria Lúcia Prandi é deputada estadual (PT) e cientista política

alesp