Deputado coleta assinaturas para CPI da Violência Policial


18/02/2004 15:45

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Renato Simões

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões (PT), está coletando assinaturas para requerer a instalação de uma CPI para investigar a escalada da violência policial no Estado de São Paulo. Segundo dados da própria Secretaria Estadual da Segurança Pública, em 2003 foram registrados 868 homicídios praticados por PMs no Estado. O aumento de crimes envolvendo policiais foi de 60% em relação ao ano anterior.

O anúncio da CPI da Violência Policial foi feito durante reunião da Comissão de Direitos Humanos, ocorrida semana passada, que contou com a presença de familiares do adolescente Ivo Mucillo Júnior, espancado até a morte, no dia 1º de fevereiro, em frente à casa de shows e eventos Usina Royal, no Bairro do Taquaral, em Campinas, e do dentista Flávio Ferreira Sant'Ana, morto no dia 3/2 após deixar a namorada no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os dois crimes são atribuídos a policiais.

"O crescimento do número de crimes envolvendo policiais está de acordo com o discurso oficial da Secretaria de Segurança Pública, que confunde truculência com eficiência policial. O número de homicídios cresce ano a ano, seja de policiais em serviço ou fazendo bico. Aliás, o bico foi institucionalizado", declarou o deputado.

rsomoes@al.sp.gov.br

alesp