Projeto de lei insere o Dia do Desafio no Calendário Turístico do Estado


29/05/2008 11:23


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) protocolou o Projeto de Lei 366/2008, que insere o Dia do Desafio no Calendário Turístico do Estado. Cópia da propositura foi entregue, nesta quarta-feira, 28/5, à psicóloga e professora Ivy Beritelli, do Sesc, instituição que coordena o Dia do Desafio no Continente Americano.

A entrega ocorreu durante a audiência pública que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, da Assembléia Legislativa, realizou na Câmara de Santos. A Frente é coordenada pela deputada Prandi, que levou à cidade a 38ª edição da audiência em conjunto com a Comissão Especial de Vereadores, que propõe "Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável", presidida pela vereadora Suely Morgado.

Os presentes se envolveram na prática de exercícios físicos, sob a coordenação de Ivy Beritelli. Ao som da música Dancing Days, apresentada pelo Coral do Sesc Santos, ninguém ficou parado. Ao final, a deputada Prandi ligou para o Sesc e informou: foram 170 participações, contribuindo para fortalecer o desempenho de Santos no Dia do Desafio.

Na palestra que apresentou, Ivy Beritelli provocou reflexões sobre o desafio de manter uma vida saudável. "O que é importante para você? O que você gosta de fazer? Que salto de qualidade de vida é possível dar?", questionou.

Ivy destacou a importância de a pessoa estabelecer vínculos sociais, manter o equilíbrio e praticar atividades físicas, conquistando benefícios nos aspectos físico, psicológico e social. E orientou para a realização de pequenas tarefas no dia-a-dia, em vez de "apertar botões", o que contribui para manter a mobilidade física.

A deputada Maria Lúcia Prandi também fez uso da palavra e ressaltou que é necessário envelhecer com alegria, prazer, dignidade e fraternidade. Sobre a prática de atividade física, estabeleceu uma comparação. "Como acorda um bebê? Se espreguiçando, não é?", indagou.

Sobre o Projeto 366/2008, a deputada Prandi salientou princípios que norteiam o Dia do Desafio, entre os quais a inclusão social, a diversão, a participação, a criatividade e a diversidade. Ela destacou também os aspectos éticos e os de cidadania: "O evento propicia o envolvimento de toda a população, estimulando as ações de âmbito social, o respeito às demais comunidades e a inclusão de ações permanentes de promoção da saúde".

A audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável contou com a participação do vereador Marcelo Del Bosco Amaral (PPS). Dois corais foram responsáveis pela parte cultural: da Fosfértil, regido pela maestrina Meiri Berti G. Fonseca, e do Sesc Santos, regido pela maestrina Sandra Diogo Moço.

mlprandi@al.sp.gov.br