1º secretário saúda presidente Lula


18/04/2008 19:09

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia, deputado Donisete Braga (PT), saudou o presidente Lula em pronunciamento da tribuna da Casa nesta sexta-feira, 18/4, por ter pedido ao Senado autorização para que o governo do Estado contrate dois empréstimos externos com vistas a investir no transporte público da Região Metropolitana. Conforme o deputado, os empréstimos somam US$ 630 milhões e têm como destino a compra de 57 trens " 40 para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 17 para o Metrô.

"O presidente Lula dá mais uma vez demonstração de que não faz distinção política quanto à destinação de recursos públicos", disse o deputado, numa alusão ao fato de o governador José Serra pertencer ao PSDB. De acordo com ele, a postura do presidente Lula de viabilizar esses dois empréstimos com a contragarantia do governo federal é importante para o Estado de São Paulo.

"Primeiro, porque é uma ação que qualificará os transportes, seja da CPTM ou do Metrô", disse ele. "Segundo, porque estaremos proporcionando aos usuários que dependem desses meios de transportes uma alternativa para que eles possam deixar seus carros em casa e não termos esse trânsito caótico".

Donisete Braga lembrou sua campanha pela volta do trem expresso, que liga o ABC à Estação da Luz, na Capital, e pelo bilhete único nos transportes intermunicipais da Região Metropolitana. "Há um mês percorri as estações de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba, Mauá, Santo André, São Caetano. Brás e Luz, para conscientizar e buscar o apoio da população pela volta do trem expresso", explicou.

Quanto ao bilhete único, o deputado do PT disse que "hoje a tarifa pública é muito cara e o melhor procedimento para barateá-la é com o bilhete único no transporte intermunicipal".

Os empréstimos serão negociados pelo Estado junto a bancos japoneses. Além da compra dos trens, servirão também para a aquisição de sistemas de sinalização de via, controle de tráfego, telecomunicações e suprimento de energia. Dos RS$ 630 milhões, RS$ 95 milhões vão para obras da Linha 4 - amarela do metrô.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp