Secretário do Meio Ambiente garante urgência na análise de problemas da região

Projeto inclui mais três municípios em Área de Proteção Ambiental (Com fotos)
31/08/2001 12:20

Compartilhar:


Da Assessoria

O 1.º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), participou nesta quinta-feira, 30/8, de uma reunião com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, que garantiu ao parlamentar que a análise para verificar as questões relacionadas à Área de Proteção Ambiental (APAs) de Jundiaí, Itupararanga e de Ribeirão Piraí, no município de Salto, será em caráter de urgência.

Hamilton Pereira entregou ao secretário um dossiê com o projeto, de sua autoria, que altera a lei para inclusão dos municípios de Alumínio, Cotia e Vargem Grande Paulista na APA de Itupararanga, e esclareceu que o Comitê de Bacias dos rios Sorocaba e do Médio Tietê já dispõe de uma equipe que está realizando análises técnicas na área com a preocupação de garantir a eficiência do projeto.

A extração de argila na APA de Jundiaí também foi abordada por Pereira, que expôs os problemas trazidos pelo vereador Sérgio Dutra, que denunciou sua degradação. O deputado apresentou uma foto aérea da área e apontou diversos focos de extração de argila. Segundo ele, o assoreamento de duas nascentes de água e a erosão do solo já são os primeiros sinais da degradação desta área de proteção.

Quanto a Ribeirão Piraí, Hamilton Pereira apresentou dossiê com recortes de jornal e um manifesto da população, que é contrária à liberação, por parte da Secretaria, da instalação de novos loteamentos no município de Cabreúva, às margens do Ribeirão, principal manancial do município de Salto.

"Estes problemas afligem a população da nossa região, por isso contamos com a seriedade do secretário em atender a solicitação da comunidade", afirmou o parlamentar.

alesp