Combate à exploração sexual de crianças


02/10/2008 17:41

Compartilhar:


A indicação da deputada Ana Perugini (PT) tem endereço certo: o Palácio dos Bandeirantes. Em sua solicitação, a deputada propõe que o governador determine à Secretaria Estadual da Educação a realização de ações incisivas nas escolas da rede pública durante a semana que compreende o dia 18 de maio " Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por ocasião da sessão Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a pedofilia, realizada em 12/6/2008, os debatedores chamaram a atenção para a falta de estatísticas consistentes sobre este crime, porque, segundo eles, a maioria dos casos nunca é denunciada. "Uma forma eficaz de combater isso é garantir o envolvimento dos educadores", acredita a deputada, para quem "a escola constitui um espaço afetivo privilegiado e de grande relevância na vida da criança e do adolescente".

Na argumentação, Ana Perugini enfatiza que cabe ao poder público responder muitas questões: "Como a escola pode participar da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes? Quais as formas de violência sexual? Como identificar a violência doméstica e o abuso sexual por meio de sinais físicos ou psicológicos? Como desenvolver métodos para identificação destes sinais? Como notificar os casos de violência cometida contra a criança? Como trabalhar com a família? Enfim, como construir uma rede de proteção afetiva à criança e adolescente vitimados?"

No entendimento de Ana Perugini, "a escola é o aparelho mais próximo ao dia-a-dia das crianças e adolescentes. O profissional que atua na escola é o agente que deve em primeira instância interferir diretamente nas vidas desses jovens. Daí, criar um marco para a abordagem do assunto na formação desses profissionais é minimamente situar-se como agente responsável pelas ações de um Estado participativo e responsável". Em defesa das crianças e dos adolescentes, a parlamentar incentiva a realização de cursos, palestras e mesmo a confecção de cartilhas que subsidiem teoricamente a prática dos profissionais envolvidos nas instituições educacionais.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp