Busca de solução para restrição à "cama de frango" motiva encontro

Deputado Gonzaga participa de reunião na Secretaria da Agricultura
03/09/2001 14:45

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) acompanhou comitiva de políticos e empresários do interior do Estado em visita ao secretário da agricultura e abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles. O objetivo do encontro foi buscar uma solução para a proibição do uso da "cama de frango" na nutrição de bovinos.

A "cama de frango" é o resultado da mistura de serragem, usada para cobrir o chão dos viveiros das granjas, e fezes das aves. Esse composto é muito utilizado na alimentação de gado, pelos pequenos criadores, uma vez que reduz o tempo para que o animal chegue ao estágio de abate.

O produto foi proibido na alimentação de ruminantes em instrução normativa datada de 17 de julho. O documento restringe, na alimentação de bovinos, caprinos e similares, componentes que contenham qualquer fonte de proteína ou gordura animal. Segundo técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os animais poderiam contrair, com esse alimento, o mal da "vaca louca".

Estiveram presentes ao encontro, os vereadores Ângela de Franco Souza, de Pratânia, José Orlando Jesus Campos, de Laranjal Paulista, e os empresários Marcelo e Sidnei Pavan, de Pereiras e Tietê.

Segundo a vereadora Ângela Souza, a região de Pratânia é responsável pela produção anual de 15 milhões de aves. "Cerca de 6 mil trabalhadores estão inseridos nesse mercado", explica. Em ofício ao secretário, o prefeito de Pereiras informa que 40% dos moradores da cidade dependem dessa atividade econômica. Em Laranjal Paulista também são mais de 10 mil trabalhadores que dependem da atividade. "Laranjal produz 42 mil toneladas de "cama de frango", o que representa 50% da alimentação bovina", informa José Orlando.

A principal proposta das cidades da região consiste em pedir a análise e o laudo técnico, lote a lote, para detectar a ausência da contaminação pelo mal da "vaca louca". O deputado Gonzaga afirmou que irá trabalhar para a solução desta pendência, que traz impacto significativo para a produção econômica local.

alesp