Deputadas levam reivindicações das mulheres ao governador


01/03/2004 17:13

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) integrou a comitiva das 10 deputadas estaduais que tomaram café da manhã com o governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, 1º/3. As deputadas utilizaram o encontro para levar uma série de reivindicações em defesa da mulher e para aproveitar a semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

A principal reivindicação foi que o governador autorize as delegacias da mulher de todo o Estado a funcionarem também nos finais de semana. Maria Lúcia Amary disse que a intenção não é que as delegacias tenham plantão policial, mas que façam o atendimento normal, porque o tipo de serviço que prestam é diferenciado das delegacias comuns.

Em relação à necessidade de ampliação da jornada de trabalho das profissionais que atuam nessas unidades, a deputada afirmou que o Estado poderia contratar mais pessoal, gerando emprego e renda para mais mulheres. São Paulo possui atualmente 125 delegacias especializadas da mulher, das quais nove estão na capital, 12 na grande São Paulo e 104 no interior.

Além dessa reivindicação, as deputadas solicitaram que o governo do Estado implante oficialmente o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, que foi criado pelo Ministério da Saúde em 1983 e até agora não funciona efetivamente.

O programa de saúde da mulher prevê a realização de campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, ao câncer do colo de útero e a osteoporose, bem como a orientação sobre métodos contraceptivos, a realização de consultas ginecológicas periódicas e o atendimento pré-natal, mais atendimentos específicos voltados para a saúde da mulher em geral.

Ainda na área de saúde, as deputadas pediram ao governador que seja ampliado o programa de combate à gravidez na adolescência, desenvolvido pela médica Albertina Duarte em unidades da rede pública. As deputadas defenderam também que seja criado o Ano Estadual da Mulher e que seja concedida uma cota das casas construídas pelo Estado às mulheres chefes de família.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp