Estrada das Varinhas recebe melhorias


15/02/2008 10:31

Compartilhar:


Por solicitação do deputado Marco Bertaiolli (DEM), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá construir duas rotatórias na Estrada das Varinhas, em Jundiapeba, uma na entrada do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante e outra no acesso ao Parque das Varinhas e São Martinho, além de uma terceira faixa e acostamento em todo este trecho. As informações foram passadas nesta quinta-feira (14/02/08) pelo superintendente do órgão, Delson Amador, que entregou um relatório sobre os principais pedidos feitos por Mogi das Cruzes e Região. Entre eles, o trevo da Mogi-Dutra, a Mogi-Bertioga e a Mogi-Salesópolis.

Em relação à Estrada das Varinhas, Bertaiolli destaca que já vem discutindo com o DER melhorias para a via há cerca de seis meses. No ano passado, ele entregou um relatório completo sobre todas as estradas da Região, com especial destaque para a ligação entre Jundiapeba e o Distrito de Quatinga, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e único acesso para os bairros de Varinhas e Quatinga.

"O trecho que receberá as obras do DER é considerado o ponto mais perigoso da via. Inclusive, por duas vezes, estive com o superintendente da Estrada das Varinhas para que ele verificasse in loco todos os problemas da via", destaca o deputado, acrescentando que além dos bairros da Varinhas e do Parque São Martinho, a região abriga o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante, considerado referência para a Secretaria Estadual de Saúde em vários tipos de atendimentos, inclusive aos pacientes portadores do vírus HIV.

E será exatamente neste trecho que o DER irá executar as obras. Os projetos executivos já estão sendo preparados para a abertura da licitação e contratação da empresa que se encarregará das obras. Serão construídas duas rotatórias de acesso: uma em frente à unidade hospitalar e outro de acesso aos bairros. Toda esta extensão receberá ainda uma terceira faixa. "Também haverá acostamentos nos dois lados", salienta o deputado, que recebeu o relatório do DER nesta quinta-feira (14/02/08) com o detalhamento e o cronograma de todas as obras previstas para a Região.



MOGI-DUTRA

No caso da Mogi-Dutra, que é outra antiga reivindicação da comunidade e que também foi apresentada ao superintendente do DER por Bertaiolli, o DER está refazendo o projeto executivo da obra orçado em R$ 6 milhões. Ainda neste semestre, será dado início ao processo de licitação para a contratação da empresa. "Esta obra ficou emperrada por problemas de desapropriações que foram parar na Justiça. Agora, com todas as pendências liberadas, a obra já pode ser executada", destaca o deputado, acrescentando que não será possível dar por concluída a obra de duplicação da rodovia enquanto os moradores do Jardim Aracy não contarem com um acesso seguro ao bairro. "Hoje há uma improvisação".



MOGI-BERTIOGA

Dentro de dez dias, o DER também anuncia o resultado do processo de licitação para a contratação da empresa que se encarregará de construir o trevo de acesso na Rodovia Mogi-Bertioga, na altura da empresa Petrom. Segundo o deputado, as obras devem começar em março, mês em que serão executados serviços de contenção de encostas em razão do forte período de chuvas. "Além disso, o DER também está desenvolvendo estudos de viabilidade para decidir qual será a melhor solução técnica para a estrada, principalmente no trecho de serra". "Ainda não se pode falar em duplicação ou terceira faixa. O que o DER está fazendo, por determinação do governador José Serra, é encontrar a melhor solução técnica para evitar os congestionamentos e tornar a estrada mais segura".



MOGI-SALESÓPOLIS

Ainda no relatório entregue pelo superintendente Delson Amador ao deputado, consta a recuperação da Mogi-Salesópolis no trecho entre os quilômetros 57 e 97. "Agora, nós iremos acompanhar o andamento de todo o cronograma e as obras, que beneficiarão toda a região".

mbertaiolli@al.sp.gov.br

alesp