Atendimento a gestante na rede pública


25/02/2010 17:10

Compartilhar:


Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 289/2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Casa. O objetivo do PL é zelar pela vida da mulher gestante por meio do atendimento psicológico nos hospitais da rede pública estadual. O atendimento seria incluído na assistência pré-natal durante a gravidez, o parto e o puerpério - também conhecido como pós-parto.

Através do projeto, o médico ginecologista responsável encaminhará a gestante ao psicólogo, esse procedimento será garantido desde o momento em que a gestante procurar o serviço até quatro meses após o parto, podendo se estender dependendo da necessidade. "É importante esse tipo de atendimento, porque muitas gestantes sofrem com problemas psicológicos como, por exemplo, a depressão pós-parto, que pode tornar-se um quadro clínico severo", afirma o parlamentar.

A ideia é que também conste na política de prevenção da Secretaria de Saúde Estadual, cursos de preparação para o parto e orientações voltadas para as doenças de psicose puerperal, depressão pós-parto, tristeza maternal e outros transtornos que podem ocorrer após o parto.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp