Criação de grupo de combate ao crime organizado na Baixada Santista


15/10/2003 16:34

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



Os promotores públicos das varas criminais da região da Baixada Santista farão, nesta sexta-feira, 17/10, a primeira reunião para implantação do Grupo de Atenção Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). A formação dessa força tarefa é fruto de um encontro entre os deputados estaduais Maria Lúcia Prandi e Fausto Figueira (ambos do PT) com o procurador geral de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey. A reunião para instalação da Gaeco será às 9h30, na sede regional do Ministério Público, no centro de Santos.

Para a deputada Prandi, esta notícia é extremamente positiva. "O trabalho do Gaeco na Capital, por exemplo, foi fundamental para desmascarar a máfia da propina que estava instalada na Prefeitura. Outras ações também vêm ocorrendo para desbaratar quadrilhas de narcotraficantes e de pirataria", enfatiza Maria Lúcia.

"Esta ação articulada entre os promotores das cidades da região é importante para dar maior agilidade e eficácia no combate ao crime organizado, que espalha seus tentáculos por vários segmentos da sociedade", destaca o procurador geral de Justiça, que, na audiência com os parlamentares, ocorrida dia 18/9, havia se comprometido a criar o grupo até outubro.



Crescimento da violência

Prandi voltou a cobrar providências do Governo do Estado para intensificar o policiamento no Centro de Santos e garantir mais segurança aos freqüentadores daquela região da cidade. Em ofício enviado ao secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, a parlamentar relata uma série de casos ocorridos recentemente no bairro.

Para a parlamentar, a sensação de insegurança é prejudicial para qualquer cidade, especialmente para Santos, que tem o turismo como um dos pilares de sua economia.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp