Assembléia apresenta projetos no 1º Seminário de boas práticas ambientais do Poder Legislativo


01/11/2007 20:20

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa participou, nesta semana, do 1º Seminário de boas práticas ambientais no Poder Legislativo, ocorrido nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Brasília. Representando a Casa, Celso Matsumoto, chefe do Núcleo de Qualidade, apresentou as medidas adotadas pela Alesp para reduzir o impacto ambiental.

De acordo com Matsumoto, desde 1999, a Assembléia adota o programa Reciclar é Legal, com a separação de materiais reutilizáveis. Também instituiu, no mesmo ano, o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, com a modernização dos sistemas de iluminação. Como resultado, houve uma redução de mais de 50% do consumo de energia e uma economia de R$ 120 mil anuais.

Em 2003 a Casa aderiu ao Programa de Uso Racional da Água e realizou a substituição de equipamentos hidráulicos convencionais por equipamentos economizadores, como torneiras, registros e vasos sanitários, o que possibilitou uma redução de consumo de água superior a 18%.

No seminário, diversas assembléias e câmaras expuseram suas iniciativas. Segundo Matsumoto, a grande preocupação das casas legislativas é com a coleta seletiva; a substituição de papéis brancos por coloridos; a inclusão da gestão integrada de documentos, que é a tramitação de todos os processos por meio eletrônico, e arquitetura sustentável na administração pública, com a utilização de energia solar e reaproveitamento de águas pluviais. "A Assembléia planeja aderir ao programa sustentável, já há discussões sobre isso. O reaproveitamento pluvial serviria, por exemplo, para a limpeza", ressaltou o representante da Casa.

Durante o evento, diversas palestras orientaram para boa prática ambiental, desde a construção até a prática administrativa. Os órgãos puderam expor suas experiências e os projetos a serem adotados. Para 2007, a Assembléia está implementando o seu sistema de gestão ambiental, que inclui ISO 14001 (normas internacionais para um sistema de gestão ambiental), ISO 14064 (regras internacionais para reduzir a emissão de gases de efeito estufa) e o Plano de Governança Sustentável, que integra o uso racional de recursos naturais, gestão integrada de resíduos, educação ambiental e qualidade de vida.

alesp