Assembléia transmite seminário para estudantes de escolas estaduais


29/11/2000 18:36

Compartilhar:


Estudantes do ensino básico e fundamental de 6 mil escolas estaduais assistem, nesta quinta-feira, 30/11, a um seminário sobre Educação transmitido diretamente da Assembléia Legislativa de São Paulo. O objetivo do "Seminário Aberto: Cidadania, Educando para o Século XXI", que acontece no Auditório Teotônio Vilela, das 9h às 12h, é debater experiências de programas educacionais públicos e privados cuja meta é o desenvolvimento do sentido solidário das relações humanas.

Iniciativa do Grupo de Trabalho da Educação, do Fórum São Paulo Século XXI, da Assembléia Legislativa, coordenado pelos deputados Claury Alves Silva (PTB) e Dimas Ramalho (PPS), o seminário terá como convidados o secretário-adjunto da Educação, Hubert Alquéres; o jornalista Wagner Horta, especialista em Educação, e o advogado Roberto Vomero Mônaco, coordenador da Subcomissão da Criança e do Adolescente e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

No plenário, estarão ainda cerca de 80 estudantes das escolas estaduais Padre Manoel da Nóbrega, do Bairro da Casa Verde, e Professor Wolny de Carvalho Ramos. Esta última, localizada no Bairro da Água Rasa, Zona Leste de São Paulo, foi escolhida pelo trabalho que os alunos estão desenvolvendo para fortalecer o sentimento de solidariedade entre os moradores. Um dos estudantes, que participou do Parlamento Jovem, da Assembléia Legislativa, realizado no dia 24 passado, apresentou, na ocasião, um projeto de lei sobre o tema.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, que fará a abertura do seminário, o evento é uma das principais iniciativas da Assembléia, dentro das discussões que o Legislativo estadual vem fazendo em torno de questões ligadas ao desenvolvimento do Estado. "Estamos desde o início do Fórum São Paulo Século XXI, há mais de um ano, discutindo um projeto para o Estado de São Paulo, com a participação da sociedade. A área de Educação tem uma importância estratégica dentro deste projeto, cujos objetivos são a melhoria das condições de vida da população".

O seminário conta ainda com a participação dos conselheiros do Grupo de Trabalho da Educação do Fórum São Paulo Século XXI e mostrará depoimentos em vídeo do vice-governador Geraldo Alckmin, do presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, e do presidente do Tribunal de Justiça, Márcio Martins Bonilha.

A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Estado da Educação.

alesp