Bancada petista participa de debates sobre diversos temas sociais

Deputados elogiam iniciativa do governo federal de demitir funcionário envolvido em denúncias
20/02/2004 19:13

Compartilhar:


Da assessoria de comunicação da liderança do PT

Noticiário da liderança do PT na Assembléia, com o resumo das ações dos parlamentares durante a semana:

Antonio Mentor, líder da bancada, Emidio de Souza, primeiro secretário, Carlinhos Almeida e Enio Tatto defenderam, em plenário, o comportamento do governo federal, que prontamente demitiu funcionário envolvido em denúncias veiculadas pela imprensa esta semana.

Ato contra a discriminação racial, promovido pela Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, que tem Sebastião Arcanjo (Tiãozinho) como membro, trouxe a ministra Matilda Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República à Assembléia. A ministra relatou visita feita à família do dentista Flávio Ferreira de Sant'Anna, morto em São Paulo por policiais militares. Segundo Ribeiro, o fato deverá acelerar ações mais eficazes contra a prática de racismo. Ana do Carmo, Candido Vaccarezza, Fausto Figueira, Marcelo Cândido, Maria Lúcia Prandi, Renato Simões, Sebastião Almeida e Simão Pedro participaram da manifestação e compõem a Frente Parlamentar.

Simões, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, protocolou requerimento de CPI para investigar o aumento da violência policial em São Paulo.

Audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, discutiu a situação dos povos indígenas do Estado. Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais deram respostas às reivindicações das comunidades indígenas apresentadas em reunião promovida pela Comissão em julho de 2002. Apesar dos avanços relatados, as demandas não atendidas foram cobradas.

Já Donisete Braga, Mário Reali e Vanderlei Siraque estiveram em reunião com a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, em Mauá, para discutir a ampliação do Pólo Petroquímico do Grande ABC. A ministra garantiu empenho do governo federal na expansão orçada em US$ 300 milhões e afirmou que seu início depende apenas de um acordo comercial com a Petrobrás.

Emidio de Souza apresentou a Katsumi Yamaguchi, cônsul da Seção Econômica do Japão em São Paulo, relatório que comprova a contaminação do lodo retirado do aprofundamento do Rio Tietê e despejado na Lagoa de Carapicuíba. Ainda na questão ambiental, Donisete Braga, Mário Reali e Simão Pedro encaminharam, em 17/2, requerimento de informações ao governador Geraldo Alckmin cobrando explicações sobre o cancelamento da entrega da Lei Específica da Guarapiranga à Assembléia Legislativa.

Enio Tatto promoveu o debate O Estatuto do Idoso e Maus Tratos à Velhice, com a participação de mais de 300 pessoas.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp