Exposição na Assembléia comemora 200 anos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia


21/10/2002 21:22

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Exposição de documentos e fotos, instalada no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, traça um breve painel da história diplomática da Rússia, com destaques de acontecimentos significativos que remontam à Rússia dos czares, a fase da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a Rússia atual. Organizada pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre) e pelo Consulado da Rússia, a exposição permanece no Palácio 9 de Julho de 21 a 31 de outubro.

A moderna diplomacia russa

Uma nova etapa dos serviços diplomáticos da Rússia foi inaugurada há 200 anos com a instituição do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, em 20 de setembro de 1802, pelo imperador Alexandr I. Apesar da tradição da diplomacia russa estar ancorada nos tempos mais remotos da Rússia antiga, a criação do ministério representa um marco para o fortalecimento das posições internacionais do país. Nomes de destaque da cultura russa atuaram nos quadros diplomáticos do ministério, como Alexandr S. Pushkin, Alexandr S. Griboiedov, Fiodor I. Tutchev.

Encontra-se na exposição da Assembléia o Decreto de 1679, do Tzar Fiodor Alekseeevitch, que cria o Departamento Exterior, órgão governamental com competência para atuar nas relações com países e cidadãos estrangeiros. Este órgão funcionou até 1720, quando foi substituído pelo Colégio de Negócios Estrangeiros. Pode-se ver também o Tratado de Paz de Kiutchuh-Kainadir, de 21 de julho de 1774, assinado entre a Rússia e a Turquia; o Ato do Congresso de Viena, de março de 1815, sobre as classes de representantes diplomáticos.

Relações Rússia-Brasil

Quanto às relações com o Brasil, a exposição traz a correspondência diplomática entre os embaixadores da URSS e do Brasil nos EUA sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e consulares entre os dois países, no período do pós II Guerra; a correspondência entre o ministro russo dos Negócios Exteriores Igor S. Ivanov e o ministro brasileiro Luiz Felipe Lampreia por ocasião do 170° aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Rússia, em 1998; e a declaração conjunta de 2002 sobre os resultados da negociação oficial, voltada para as relações bilaterais, assinada pelo presidente da Rússia Vladimir V. Putin e o presidente Fernando Henrique Cardoso.

As fotografias da exposição mostram imagens da delegação russa na Conferência de Gênova, em 1922; do ministro dos Negócios Estrangeiros Andrei Gromyko, um dos subscritores da Carta da ONU que formou a ordem internacional depois da II Guerra; e dos encontros entre o embaixador da URSS no Brasil S. S. Mikhailov com o presidente Emílio Garrastazu Médici, em dezembro de 1969, e entre o então secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da URSS, Makhail S. Gorbatchev, e o presidente brasileiro José Sarney, em outubro de 1988.

alesp