SAMU deve beneficiar 500 mil pessoas na região bragantina


13/03/2012 17:55

Compartilhar:


A região bragantina conta, desde o final de fevereiro, com unidades especializadas em resgate, emergência e urgências. São as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, que busca, por meio de atendimentos com equipes médicas especializadas, reduzir o número de mortes, tempo de internação hospitalar e possíveis sequelas resultantes de acidentes e da falta de atenção médica adequada.

O início das operações do SAMU na região contou com o apoio do deputado Beto Trícoli (PV). Ele reivindicou junto ao Estado mais ambulâncias " por meio de emendas, e também recursos estaduais para o auxílio do custeio das operações.

Ao todo, 13 ambulâncias serão responsáveis pela cobertura das 11 cidades da região (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem). Cerca de 500 mil pessoas estão na área de cobertura do SAMU 192.

O início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região resolverá um problema crônico: a falta de equipes especializadas em resgates de urgência e emergência. Não importa onde haja a necessidade da equipe médica, os atendimentos acontecem em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, por exemplo.

O SAMU 192 é um programa do governo federal. Para funcionar na região, houve a necessidade de parceria do Ministério da Saúde e as prefeituras dos 11 municípios que integram o Colegiado de Gestão Regional de Bragança Paulista.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp