Assentados sofrem prejuízos por falta de Assistência Técnica, afirma parlamentar


21/02/2005 16:31

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira



Além das dificuldades de relacionamento com a Agência do Banco do Brasil de Boituva, os representantes dos agricultores dos assentamentos de Trabalhadores Rurais Sem-Terra da Fazenda Ipanema e do Horto Bela Vista, em Iperó, também apontam a falta de assistência técnica como causa de uma série de prejuízos. A reclamação foi feita na quinta-feira, 17/2, durante reunião com o deputado Hamilton Pereira (PT) e o novo superintendente regional do Banco do Brasil, Edson Pascoal Cardozo.

Segundo os agricultores José dos Reis Boaventura e Francisco Moreira Souza, plantações inteiras são perdidas devido à demora da chegada da assistência técnica, de responsabilidade da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), através de um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Tenho uma vaca que está doente, só que o veterinário do ITESP ficará de férias durante vinte dias e não tem ninguém no lugar dele", afirmou Boaventura. "Já perdi uma plantação inteira de pimentão, que sofreu o ataque de uma praga e, quando os técnicos chegaram, já estava tudo destruído", completou.

Em maio do ano passado, Hamilton Pereira encaminhou uma indicação ao Governo do Estado para que autorizasse a contratação de candidatos já concursados para o preenchimento das vagas que se encontravam abertas. "Tomamos essa iniciativa devido ao grande número de pedidos de demissão de servidores, que estavam se desligando do ITESP devido aos baixos salários, além da existência de um decreto do governador que impedia a contratação de novos servidores, mesmo perante a grande defasagem de pessoal", explica Hamilton.

Segundo o deputado, desde o envio da indicação, tem-se observado diversos editais de contratações no Diário Oficial. "Mesmo assim, teremos que avaliar o conteúdo do convênio assinado entre o INCRA e o ITESP e o que realmente vem sendo aplicado em campo", ponderou Hamilton Pereira. "Conforme a situação teremos que ir conversar na Secretaria Estadual de Justiça, à qual está vinculado o ITESP", completou.

Outra responsabilidade dos técnicos do ITESP junto aos assentamentos é a elaboração dos Projetos de reivindicação de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo os agricultores, por diversas vezes, a planilha de valores apresentada pelo ITESP é incompatível com a planilha do Banco do Brasil.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp