Convênio reforça parceria com o Japão


30/04/2008 10:19

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei que autoriza o Executivo a firmar um convênio de fraternidade entre o Estado de São Paulo e a província de Shizuoka, no Japão, declarando-os Estados Irmãos.

O parlamentar destacou que 2008 é um ano bastante significativo para as relações entre o Brasil e o Japão, uma vez que se comemora o centenário da imigração japonesa no país. "Nesses cem anos, milhares de japoneses vieram ao nosso país, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. O Estado de São Paulo, recebendo a maior parte destes imigrantes, foi bastante beneficiado, uma vez que acresceu sobremaneira sua força de trabalho que, no início do século XX, ajudou a desenvolver a agricultura e a ampliar suas fronteiras produtivas, adentrando a mata e desbravando o sertão paulista", disse Gondin.

O parlamentar destacou também que cidades como Mogi das Cruzes, Bastos, São José dos Campos e tantas outras receberam, além da força de trabalho dos japoneses, sua influência cultural que, em conjunto, deram a elas um modelo de desenvolvimento diferenciado, baseado no respeito, eficiência e civilidade. Mogi já possui como cidades irmãs Seki e Toyama.

Segundo Gondim, agora "estabeleceu-se um fluxo imigratório contrário ao estabelecido no começo do século passado e não apenas de descendentes daqueles que de lá vieram. Isso por razões econômicas, sendo a província de Shizuoka um dos destinos mais procurados. Muitos brasileiros estão naquele município".

A província de Shizuoka está entre as de maior economia do Japão. "O Estado de São Paulo recebeu o maior contingente daqueles imigrantes neste centenário, que contribuíram para construir a maior economia do Brasil, e agora, como há um grande número de imigrantes brasileiros no Japão, deveríamos firmar esse convênio", argumentou o parlamentar. Outros três deputados integram esta iniciativa: Aldo Demarchi (DEM), Maria Lúcia Prandi (PT) e Carlinhos Almeida (PT).

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp