Mais segurança para os hospitais


28/01/2008 18:14

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) apresentou um requerimento de informações ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a respeito das condições de segurança dos hospitais públicos e privados localizados na região do Alto Tietê. O parlamentar quer saber se essas instituições possuem laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros e licença de ocupe-se emitida pelas prefeituras municipais. Como médico, ele também está preocupado com os incêndios ocorridos no Hospital das Clínicas de São Paulo, que provocaram correria e tornaram necessária a rápida remoção dos pacientes.

A unidade ficou fechada desde a véspera do Natal até o dia 2 de janeiro, e milhares de consultas e exames tiveram de ser remarcados e encaminhados para UBS (Unidades Básicas de Saúde), ambulatórios da rede estadual e para outros hospitais especializados.

"O que nos deixou ainda mais estarrecidos foi uma notícia divulgada por um dos grandes jornais de São Paulo dando conta de que o Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da América Latina, não possui autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar", disse o parlamentar. A reportagem revelou que o atestado de segurança é, segundo lei de 1975, documento obrigatório para o funcionamento de um prédio como o do HC.

Em agosto do ano passado, lembrou Gondim, o Corpo de Bombeiros fez uma vistoria, a pedido do Ministério Público, e concluiu que "há um risco potencial aos ocupantes da edificação se um sinistro vier a acontecer". O documento foi assinado pelo coronel João dos Santos de Souza. "Temos a responsabilidade de alertar as autoridades competentes acerca da situação real dos hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo a fim de que o lamentável incêndio ocorrido no Hospital das Clínicas não se repita em outras instituições hospitalares", concluiu Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp