Alunos da Fatec protestam contra desvinculação da Unesp

Incerteza quanto ao destino das Fatecs fez bancada do PT barrar projeto na Assembléia
27/08/2001 16:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No início da tarde da última sexta-feira, 24/8, aproximadamente 180 alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba estiveram na Câmara Municipal protestando contra o Projeto de Lei 96/98, que propõe a desvinculação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), órgão estadual que mantém as Fatecs e escolas técnicas estaduais de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os alunos foram exigir o apoio de diversas lideranças políticas que participavam de uma plenária que discutiu o Combate à Violência nas Escolas, entre elas o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), a deputada federal Iara Bernardi (PT) e diversos vereadores.

O deputado explicou que, em 1998, o então governador Mário Covas, em visita a Sorocaba, se comprometeu a estudar a reivindicação de uma Universidade Pública para a região. "Contrariamente ao que esperávamos, o Executivo enviou o Projeto de Lei 96/98, que, em vez de criar a Universidade, propunha apenas e tão-somente a desvinculação do Ceeteps em relação à Unesp", afirmou Hamilton Pereira. O deputado explicou que sua votação foi barrada, no final do ano passado, pela bancada de deputados petistas da Assembléia Legislativa e pela pressão de professores, funcionários e alunos, que temem a incerteza sobre o gerenciamento das instituições.

Segundo o deputado, a preocupação da bancada petista refere-se ao fato de o projeto não indicar o que será feito do futuro gerenciamento das Fatecs e ETEs. "Essa abertura cria a possibilidade de um processo de privatização dessas instituições", afirmou.

Os alunos da Fatec também manifestaram preocupação quanto a outro projeto que institui plano geral de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores administrativos do Ceeteps.

"Este é outro projeto que chegou às nossas mãos e que já estamos analisando", afirmou Hamilton Pereira. "Iremos estudá-lo e pensar numa proposta substitutiva para quando o projeto for apresentado na Assembléia Legislativa", completou.

alesp