Site traz exposição virtual sobre Caio Prado Júnior


28/04/2003 20:11

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O visitante da página da Assembléia Legislativa na Internet vai encontrar mais uma novidade: a exposição virtual sobre Caio Prado Júnior. Idealizada e organizada pela Divisão do Acervo Histórico da Assembléia, a exposição sobre o historiador e sua atuação parlamentar está instalada desde fevereiro no mezanino do Hall Monumental do Palácio 9 de Julho e agora ganha sua versão digital.

A nova roupagem foi criada pela webdsigner Priscila Pandolfi. A exposição virtual tem um formato diferente da física. "Ela é mais simples e tem mais apelo visual", diz Priscila. Embora tenha havido a preocupação de conservar os critérios e os padrões da exposição física, a versão digital introduz elementos de atração visual para estimular o visitante a percorrer todos os painéis.

Textos e imagens que compuseram a exposição física estão dispostos na versão digital com algumas modificações. Algumas imagens fotográficas receberam molduras de estilo elegante, sugestivas da ambiência dos museus. Os textos e documentos, que só podiam ser vistos frontalmente nas vitrines físicas, estão agora integralmente legíveis, inclusive suas páginas internas. Além disso, a versão para a website incorpora um perfil biográfico de Caio Prado.

Com 129 páginas e 578 arquivos, a mostra digital abre a possibilidade para o visitante percorrer livremente o roteiro que escolher. A página de abertura leva a um menu bem detalhado, que remete a painéis sobre os Silva Prado, a família de Caio Prado Júnior, sua formação no Colégio São Luiz e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a atuação política, sua inserção nas sendas do marxismo, a atuação parlamentar no Legislativo Paulista, seus livros e os estudos de sua obra.

A vitrine sobre o Legislativo Paulista é, sem dúvida, a maior, com mais variedade de textos e imagens. Contudo, há outras que guardam algumas curiosidades. A pesquisadora Christiani Marques Menusier indica, por exemplo, a vitrine intitulada Cenas do Brasil. Nela, encontram-se fotografias feitas por Caio Prado em suas viagens pelo Brasil. Registros instantâneo de cenas e paisagens, que revelam também o olhar do historiador para momentos da vida cotidiana de sua cidade, como é o caso de uma foto que retrata um episódio de falta de água em um bairro paulistano de classe média na década de 50.

Inaugurada nesta segunda-feira, 28/4, a exposição virtual sobre Caio Prado Júnior pode ser acessada no site da Assembléia www.al.sp.gov.br, a partir do ícone "Conheça a Assembléia", dentro do qual se encontra a opção "Serviços para o cidadão - Acervo Histórico". Na página do Acervo Histórico o visitante poderá escolher entre as Exposições Virtuais a de Caio Prado Júnior.

alesp