Proposta criação de centros para inclusão digital na Baixada Santista


24/10/2003 15:51

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) propôs ao governo do Estado, por meio de indicação, a criação de centros para inclusão digital em áreas carentes da Baixada Santista. A deputada diz que, além de proporcionar conhecimentos de informática e Internet, esses núcleos são elementos fundamentais para o desenvolvimento do entorno e para a redução da violência.

Segundo a deputada, há vários pontos na região que poderiam receber essas unidades. "A implantação desses centros de tecnologia vai abrir perspectivas para a população, especialmente para a parcela mais jovem, que precisa desse conhecimento face ao mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente", ela frisa.

A proposta apresentada pela parlamentar baseia-se na experiência bem-sucedida do Plano de Inclusão Digital da prefeitura paulistana, criado em 2001. Ele tem como principal alicerce os Telecentros, espaços onde computadores ficam à disposição da comunidade.

As unidades possuem de 10 a 20 computadores e cada usuário pode acessar de 30 minutos até uma hora. Com a utilização de softwares livres, é possível viabilizar a instalação a baixo custo. Atualmente, funcionam 86 Telecentros e outros 70 estão em fase de implantação. Segundo a deputada, levantamentos da prefeitura apontam, como resultado da instalação dos Telecentros, a redução de ações depredatórias e a melhoria do entorno. "Vou centrar esforços para que o Governo do Estado invista nesse projeto", conclui Maria Lúcia.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp