Cartilha orienta sobre direitos da mulher


08/03/2012 10:33

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/DONISETEBRAGACARTILHAc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de contribuir com a luta para erradicar a violência contra as mulheres, o deputado Donisete Braga (PT) reeditou a Cartilha Mulher Cidadã: Lei Maria da Penha. "Temos muito que avançar nas políticas públicas de combate à violência doméstica. Espalhar informações sobre direitos é uma forma de contribuir", acredita o deputado.

Com 20 páginas, a cartilha traz telefones e endereços (inclusive eletrônicos) de organismos aos quais as mulheres que se sentem vilipendiadas em sua dignidade possam oferecer denúncia contra os agressores e receber orientações sobre os seus direitos.

A cartilha traz também dicas de como proceder para fazer registro de nascimento, investigação de paternidade, pensão alimentícia, trabalho doméstico, assistência jurídica gratuita, entre outras informações. "O objetivo é que mais pessoas conheçam a Lei Maria da Penha e façam dela um verdadeiro estatuto no combate à violência doméstica e familiar", afirma o parlamentar.

O problema da violência doméstica no Brasil, segundo o deputado, é ainda um desafio, apesar das políticas adotadas pelo governo federal, que criou inclusive uma secretaria exclusiva para tratar da questão das mulheres.

Pesquisa da Fundação Perseu Abramo revela que a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas no Brasil, índice que, apesar de ainda alto, vem caindo graças à Lei Maria da Penha, que passou a valer no dia 7 de agosto de 2006. (mlf)



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp