Novidades na Lei da Banana


28/09/2009 17:12

Compartilhar:

Nishimoto, Samuel Moreira (centro) e feirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/NISHIMOTOBANANA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um grupo de feirantes de várias cidades do Estado esteve, no dia 25/9, reunido com o deputado Samuel Moreira (PSDB), na Assembleia Legislativa, para discutir os resultados da Lei 13.174/2008, conhecida como Lei da Banana. O encontro foi a pedido do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que representa os feirantes e varejistas desde o período em que exercia o cargo de vereador em São José dos Campos.

A lei, em vigor desde 16/9, determina que o comércio desta fruta nas feiras livres seja feito por peso e não mais por dúzia, penca ou cacho. Mas, segundo os feirantes e varejistas, a nova lei não agrada clientes nem comerciantes. Segundo o grupo, ainda não apareceu sequer um cliente que queira adquirir o produto por quilo.

A reivindicação do grupo é para que o produto continue sendo vendido como sempre foi, ou seja, por dúzia. Outra opção seria deixar a escolha por conta do cliente. "Por que não dar ao consumidor a opção de comprar por dúzia ou por quilo?", disse o comerciante de banana Paulo Rodolfo da Rosa, de São José dos Campos. "Aí coloco o preço do produto por quilo e por dúzia em minha banca. Seria uma flexibilização da lei".

A pedido de Hélio, a fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas será abrandada nos próximos dias. Neste ínterim, os deputados discutirão um meio de resolver o impasse que tem afetado os feirantes e varejistas. "Nossa luta será pela resolução do problema gerado aos feirantes e aos consumidores que, em sua grande maioria, preferem continuar com a rotina e cultura de comprar a banana por dúzia", afirmou Nishimoto.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp