Dia mundial do rim


11/03/2010 18:44

Compartilhar:


Deputado Estevam Galvão realiza evento na Alesp em parceria com a Sonesp



A Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp) realiza amanhã (dia 12/03) na Assembléia Legislativa atividade em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O deputado Estevam Galvão " líder do Democratas " é parceiro da iniciativa.

A programação terá início às 17h e prosseguirá até às 21h, com uma série de palestras, debates e ações de prevenção da doença renal crônica. Já às 20h acontece o ato solene, que contará com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

De acordo com a programação, às 17h haverá a exposição do Projeto Escolher Viver, do fotógrafo e documentarista, André Françóis, retratando o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. No mesmo horário, acontece a Campanha de Prevenção de DRC " teste de urina I, glicemia, pressão arterial e Índice de Massa Corpórea (IMC).

Logo às 18h inicia-se o fórum, cujo tema é "A importância das associações médicas e de pacientes na promoção das políticas públicas". Às 21h, após o ato solene, os presentes participam de um coquetel no Hall Monumental da Assembleia.

De acordo com a presidente da Sonesp, Altair Lima, o objetivo do encontro é garantir a continuidade do trabalho das unidades de diálise no Estado e criar uma mentalidade de prevenção da doença renal na família. "Precisamos garantir o atendimento digno e eficiente à população e salvar as unidades de diálise que sofrem com a falta de apoio do poder público", ressalta.

A nefrologista alerta ainda que um embate entre clínicas médicas e o Ministério da Saúde em torno do valor e do prazo de pagamento de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de problemas nos rins está colocando em situação de risco cerca de 90 mil brasileiros que realizam diálise. "O impasse limita a quantidade de clínicas e a capacidade de realização de procedimentos " que ficaram praticamente estáveis ao longo da última década " frente ao número sempre crescente de pacientes", aponta.

Além disso, representantes das principais entidades do setor alegam que o valor repassado pelo Ministério para cada diálise realizada através do SUS " atualmente em R$144,17 " é insuficiente para cobrir os custos do procedimento.

alesp