Deputados jovens aprovam projetos e mostram preocupação com as drogas e a corrupção


24/11/2000 12:50

Compartilhar:


Os deputados jovens reunidos em sessão plenária na manhã desta sexta-feira, 24/11, aprovaram os projetos apresentados pelos parlamentares dos partidos da Agricultura, da Cultura, da Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Educação.

Dentre os projetos aprovados pelo Partido da Agricultura, figurou o apresentado pelo deputado Tiago Silva de Melos, do município de Apiaí, que prevê a contratação de técnicos em segurança nos postos dos Sindicatos Rurais Regionais. Segundo Melos, "com a contratação dos técnicos em segurança, o proprietário rural será obrigado a investir em técnicas e equipamentos mais seguros, diminuindo as causas de morte por intoxicação, os nascimentos de bebês defeituosos, os problemas respiratórios e demais doenças decorrentes do uso indevido de agrotóxicos".

O Partido da Cultura aprovou cinco projetos. Dentre eles encontra-se a proposta da deputada Vanessa Keiko Yaekashi, de Bastos, que dispõe sobre a criação do Centro de Lazer do Trabalhador em todos os municípios paulistas. Para a deputada, "com a criação dos centros, vamos cumprir o preceito constitucional que diz que todo trabalhador tem direito ao lazer".

Dois projetos foram apresentados pelo Partido de Defesa do Consumidor, sendo ambos aprovados. Um deles diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, conhecidos como alimentos transgênicos. Segundo seu autor, deputado Bruno Augusto Calles Pedro, do município de São Paulo, "querem que nossa geração seja cobaia dos alimentos transgênicos, mas temos o direito de escolher se queremos consumi-los ou não, e o direito de saber qual é a sua composição, pois precisamos cuidar bem de nossa saúde para termos filhos perfeitos".

O outro projeto, da deputada Maria Júlia de Araújo, de Sorocaba, volta-se para a corrupção no meio político. Segundo ela, "o eleitor tem a obrigação de votar, pois, se não o fizer, estará sujeito às penalidades previstas; porém os seus direitos não são previstos". Parafraseando Rui Barbosa, a parlamentar advertiu: "De tanto ver triunfar a desonestidade, chegará o dia em que o brasileiro sentirá vergonha de ser honesto."

Dentre os projetos aprovados pelo Partido dos Direitos Humanos, está o projeto apresentado pela deputada Aline Aoki, de São Paulo, que dispõe sobre a inclusão de crianças, adolescentes e jovens, portadores de deficiência física, nas escolas da rede pública e particular do Estado de São Paulo.

Uma grande preocupação dos deputados jovens é com a educação, sendo este partido o que apresentou maior número de proposituras: 25 no total. A proposta apresentada pela parlamentar Alizabelle Vieira, do município de Barbosa, prevê a criação da disciplina Sistema de Prevenção contra Drogas no currículo escolar. O deputado João Adriano Alves, de Luiziânia, também propõe a criação da disciplina Política no currículo escolar, justificando que "é dentro da escola, onde estão nossos jovens em formação, que devemos levá-los a compreender que só com políticos politizados e não politiqueiros resolveremos boa parte dos problemas existentes."

A votação dos projetos apresentados pelos partidos Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública prosseguem no período da tarde.

alesp