Deputado quer união de forças para investigar "máfia do café"


08/03/2004 17:33

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque

O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, vai solicitar, nos próximos dias, reunião conjunta entre as Assembléias Legislativas de Minas e São Paulo para traçar metas de atuação conjunta para investigar a suspeita de uma conexão entre os dois Estados no desaparecimento de cerca de 200 mil sacas de café, na região do Sul de Minas.

No dia 1º de março, Siraque participou de audiência pública, na Câmara Municipal de Alfenas, com o objetivo de captar informações e auxiliar nos trabalhos de investigação.

Sumiço

O desaparecimento de mais de 18 mil sacas de café nas cidades de Conceição de Aparecida, Carmo do Rio Claro e Guapé - Sul de Minas Gerais -, em dezembro de 2003, foi o estopim para que as autoridades locais suspeitassem da existência de uma quadrilha especializada no roubo do produto.

Segundo informações da imprensa mineira, mais de 200 mil sacas de café já foram desviadas desde o ano passado. Suspeita-se que a chamada "máfia do café" tenha uma conexão corrupta no Porto de Santos, em São Paulo, para o envio da produção de grãos para o exterior.

Somente de Poços de Caldas, segundo denúncias dos produtores rurais deste município, foram desviadas 84 mil sacas. Em Muzambinho, também foram desviadas 60 mil sacas há pouco mais de um ano e meio. O prejuízo, considerando a cotação da saca a R$ 210, é superior a R$ 42 milhões e afeta principalmente os pequenos produtores de dez municípios. A Polícia Federal de Santos (SP) tem sob sua mira pelo menos 15 empresas de exportação suspeitas de integrar a "máfia do café".

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp