Encontro sobre células a combustível


29/10/2003 17:45

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Jardim (PPS), participou da abertura do "Primeiro Encontro IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) sobre Células a Combustível", que aconteceu entre os dias 22, 23 e 24 de outubro, na sede do IPEN, em São Paulo.

O IPEN iniciou em 1998 uma nova frente de estudos na área de fontes energéticas eficientes e de baixo impacto ambiental para o desenvolvimento de sistemas associados à tecnologia de células a combustível.

O evento, coordenado por José Augusto Perrota, contou com a presença do superintendente do IPEN, Claudio Rodrigues, e teve como objetivo discutir a gestão do Programa Nacional de Células a Combustível - Procel, além de apresentar trabalhos técnicos desenvolvidos por pesquisadores e alunos do IPEN-CNE/S.

Para Arnaldo Jardim, o evento foi oportuno, tendo em vista que a célula a combustível é vista como a tecnologia do futuro. "A célula a combustível é movida a hidrogênio, que pode ser retirada, principalmente, da biomassa por meio do álcool produzido a partir de diversas plantas, especialmente a cana-de-açúcar, que apresenta seu maior potencial de desenvolvimento no País", finalizou Arnaldo Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp