Parlamentar quer impedir extinção de classes em ETE de Santos


14/09/2005 10:18

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou audiência com a superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), Laura Laganá, para discutir a continuidade das turmas diurnas do curso de eletrotécnica na ETE Aristóteles Ferreira, em Santos. Um grupo de professores disse à parlamentar que existe a intenção, ainda não comunicada oficialmente, de extinguir as classes do período matutino a partir de 2006.

"Mesmo antes de concluir o curso, vários de nossos alunos têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho. Logo, temos cumprido o objetivo precípuo desta instituição", enfatizam os professores em documento enviado à deputada e à superintendência do Ceeteps.

"Ao longo dos últimos anos, já tivemos uma redução drástica na oferta de cursos técnicos profissionalizantes em nossa região. Não podemos aceitar qualquer nova perda", afirma Maria Lúcia, que é presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

Semestralmente, no período da manhã, é aberta uma nova turma do curso, com 35 alunos. Em média, inscrevem-se três concorrentes para cada vaga. No mesmo horário, são mantidas outras duas classes de 2º e 3º módulos. Cerca de 20% desses estudantes, ainda durante o curso, conseguem inserção no mercado de trabalho.

Outro dado favorável à continuidade das turmas é o convênio firmado com a Fundação Vitae, que destinará cerca de R$ 400 mil para compra de equipamentos, como kits que simulam as várias etapas de um processo automatizado e microcomputadores. "Se extinguirem as classes da manhã, esses equipamentos ficarão ociosos a maior parte do dia", argumenta Maria Lúcia.

A parlamentar também apresentou indicação defendendo a manutenção das turmas diurnas do curso de eletrotécnica e requerimento de informações sobre as razões para a eventual extinção daquelas classes.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp