Simplificado o diagnóstico de câncer na próstata


21/10/2002 15:43

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Estudo publicado por pesquisadores americanos no Journal of the National Cancer Institute mostra que com uma única gota de sangue já pode ser feito exame que identifica o câncer de próstata.

Produzido pela Correlogic Systems, em Bethesda (Maryland), o exame apontou a doença em 95% dos homens que já haviam tido a doença diagnosticada em exames convencionais.

Segundo o urologista David Ornstein, da Universidade da Carolina do Norte, essa descoberta pode revolucionar a prevenção ao câncer de próstata, uma vez que um tipo dos mais graves da doença passa a ser descoberto com um exame simples ao mesmo tempo que se poupa homens saudáveis de biópsias. Este é o segundo tipo de tumor que mais mata homens nos EUA. A Sociedade Americana de Câncer prevê que 189 mil americanos vão receber esse diagnóstico e que 30 mil morrerão este ano.

O surgimento da doença

A próstata é uma glândula auxiliar do aparelho genital masculino, responsável pelo fornecimento de nutrientes para os espermatozóides, com ligação anatômica à bexiga.

O aparecimento do câncer é mais comum a partir dos 60 anos de idade, mas existem casos entre indivíduos com idade próxima aos 40 anos. O crescimento do tumor está ligado a altas taxas de hormônios masculinos, sobretudo, os que se relacionam ao tratamento de impotência.

A obstrução e a infecção urinárias são os sintomas mais freqüentes da doença. É preciso ficar atento à dificuldade e dor ao urinar, jato urinário fraco, várias micções noturnas, retenção de urina, dores na coluna, no fêmur e na bacia, sangue na urina e perda de peso. Todos são indícios da doença.

A melhor forma de prevenir a doença é visitar o urologista a partir dos 45 anos de idade, para que o câncer possa ser diagnosticado em seu estágio inicial.

O importante é que os homens vençam o preconceito e façam o exame de toque retal, de forma a assegurar a saúde e ficar de fora das tristes estatísticas da doença.

alesp