Assembléia aprecia projeto sobre universidade pública da zona Leste

Objetivo do PL 287/96 é ampliar vagas públicas gratuitas
29/08/2001 14:00

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa vai analisar esta semana o Projeto de Lei 287/96, de autoria do deputado Jamil Murad (PCdoB), que cria a universidade pública da zona Leste. De acordo com o projeto, aprovado pela Assembléia e vetado pelo governador, a universidade deverá ser pública e gratuita, com vagas reservadas aos estudantes que cursaram o 1.º e 2.º graus em escolas da rede pública de ensino, e privilegiar a criação de cursos nas áreas das ciências exatas, humanas e biológicas, no período noturno, em horários compatíveis com os do estudante trabalhador.

"O objetivo do projeto é corrigir a distorção social presente em nosso país, dando oportunidade aos jovens de baixa renda para ingressarem no ensino superior, já que a maioria das vagas das universidades públicas é ocupada por aqueles que estudaram em escolas particulares, restando à população de baixa renda a universidade privada, cujo preço é alto", explica Murad.

A criação da universidade da zona Leste contribuirá para a ampliação das vagas públicas gratuitas, preocupação do conjunto da sociedade que vem sendo estudada pelos reitores das quatro universidades públicas do Estado.

alesp