Divirta-se com responsabilidade neste Carnaval

OPINIÃO - Padre Afonso Lobato*
18/02/2004 17:00

Compartilhar:


Alguns dizem que Carnaval significa "festa da carne", o que tem raiz no catolicismo, pois os católicos deveriam passar os 40 dias de quaresma sem comer carne. Por isso, a terça-feira que antecede a quarta de Cinzas, chamava-se terça-feira gorda, uma vez que se comia e bebia fartamente, pois a quaresma seria tempo de abstinência de carne.

Hoje, durante a quaresma, a Igreja convoca os católicos e toda pessoa de boa vontade à conversão, não por atitude intimista, mas por renovação que tem implicações na sociedade. Assim, a Igreja coloca um desafio à nossa reflexão e pede de toda a sociedade e dos cristãos mudança e compromisso.

Mais um Carnaval está chegando. É momento de alegria e descontração e também de uma pausa no nosso estressante dia a dia. Porém, pelo que vimos nos festejos pré-carnavalescos em muitas cidades, o que deveria ser uma simples diversão, em alguns casos se transformou em tragédia.

Caso mais recente e que assustou Taubaté, aconteceu após o desfile de um bloco carnavalesco no último final de semana, quando jovens se concentraram em bares do centro da cidade e após muita ingestão de bebida alcoólica teve início uma briga. No meio da confusão, um tiroteio atingiu cinco pessoas e resultou na morte um jovem de apenas 23 anos, pai de uma filha, que nem estava envolvido na briga. Ele aguardava a chuva cessar do outro lado da rua.

Fora este fato lamentável, o que se vê em muitas regiões do país, é que as pessoas se empolgam com a folia e esquecem a responsabilidade em casa, abusando da bebida e praticando sexo de forma irresponsável. Ou seja, são quatro dias de folia e, às vezes, o resto da vida para lamentar as inconseqüências cometidas.

Divertir-se sim! Inclusive a alegria faz parte do espírito do povo brasileiro, tanto que transformou o Carnaval numa das maiores festas do planeta. Portanto, aproveitemos esta semana para meditar sobre o que realmente é um divertimento sadio, para chegarmos vivos, sãos e alegres na quarta-feira de Cinzas.



*Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp