Projeto Mãos à Obra avalia os primeiros meses de trabalho


24/10/2003 16:00

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

Mais de 50 pessoas reuniram-se em 11/10, no primeiro encontro de coordenadores do Projeto Mãos à Obra, iniciativa que pretende discutir os problemas do município e formular um plano diretor para Tatuí. O objetivo do encontro foi agregar as oito diferentes áreas que compõe o projeto e avaliar o andamento dos diagnósticos realizados pelos núcleos.

Alguns dos grupos temáticos têm trabalhos bastante adiantados -- como as comissões de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Juventude, Esporte e Lazer, e Segurança -- e já realizaram as primeiras avaliações e diagnóstico de seus respectivos setores. Estão em processo de formação de um calendário dos debates a serem realizados ao longo dos próximos dez meses.

Um dos coordenadores do grupo de Educação, professor Wilson Camargo, explica que os tópicos a serem discutidos foram aprovados nessa última reunião e que, no próximo final de semana, será realizada a 10ª reunião da área. "Temos vários assuntos a serem discutidos. Em debates prévios, ficou estabelecido que iremos debater doze tópicos diferentes para podermos chegar a um plano satisfatório. A adesão dos educadores tem sido significativa e estamos a cada novo debate recebendo ingressos de novos profissionais da área", explica.

Ainda conforme Camargo, as reuniões desse núcleo serão realizadas de maneira descentralizada, em vários bairros da cidade, e acontecerão sempre nas mesmas datas e locais das reuniões do grupo de Juventude, Esporte e Lazer.

.Outros grupos estão em fase de formação. Sob o comando do pediatra Jorge Sidney da Costa, a comissão de Saúde iniciará nesta semana as discussões acerca do tema. Reúnem-se ainda durante a semana os grupos temáticos de Cultura e Turismo; Desenvolvimento Social, Cidadania e Melhor Idade, Desenvolvimento Econômico e Reforma Administrativa.

De acordo com a coordenação do projeto, além das análises específicas por área serão realizadas análises geográficas, que pretendem aferir os problemas de cada bairro do município. Essas duas fontes de análises, ao final do projeto, serão intercaladas e resultarão na elaboração de um documento que servirá de base para as transformações e mudanças a serem implantadas no município. "Esse projeto tem uma grande virtude: ele vai além da discussão programática e ideológica. Por meio dele pretendemos elaborar um plano para a cidade, perfeitamente exeqüível, e possivelmente iremos colocá-lo em prática por meio desse grupo de oposição que vem se formando", explica o presidente do PCdoB, Edgar Oliveira.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp