Fim da progressão continuada é aprovado por parlamentar
A decisão do governo paulista de reduzir a progressão continuada na rede pública de ensino, o que na prática acaba com a aprovação automática dos alunos, foi aplaudida pelo líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi, autor de um projeto de lei que propõe mudanças semelhantes na área da educação.
Baleia Rossi elogiou a mudança proposta pela Secretaria da Educação, publicada no Diário Oficial, obrigando que os alunos sejam avaliados a cada dois anos. Esta avaliação era feita de quatro em quatro anos, o que permitia ao aluno ser aprovado automaticamente, mesmo sem conhecimentos mínimos para isso, afirma Rossi.
Segundo o parlamentar, o novo sistema de avaliação tornará possível exigir do aluno conhecimentos básicos para, pelo menos, ler, escrever e calcular corretamente. "Isto não acontecia no sistema antigo, tanto é que o projeto de lei que apresentei e protocolei no dia 4 de abril, torna obrigatória a realização de provas de Português e Matemática antes de o aluno ser aprovado", afirma.
Baleia Rossi lembra que tanto a resolução da Secretaria da Educação quanto seu projeto de lei têm o objetivo de "beneficiar o aluno da rede pública de ensino, que precisa ser preparado devidamente para, quando adulto, enfrentar as dificuldades da vida. Um sistema público educacional não pode abdicar de uma avaliação minimamente rigorosa do aprendizado que oferece aos seus alunos", afirma o parlamentar.
Baleia Rossi afirma que outro ponto positivo na redução da progressão continuada para dois anos é que os professores vão recuperar a autoridade nas salas de aula.
baleiarossi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações