Fim da progressão continuada é aprovado por parlamentar


17/05/2007 19:33

Compartilhar:


A decisão do governo paulista de reduzir a progressão continuada na rede pública de ensino, o que na prática acaba com a aprovação automática dos alunos, foi aplaudida pelo líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi, autor de um projeto de lei que propõe mudanças semelhantes na área da educação.

Baleia Rossi elogiou a mudança proposta pela Secretaria da Educação, publicada no Diário Oficial, obrigando que os alunos sejam avaliados a cada dois anos. Esta avaliação era feita de quatro em quatro anos, o que permitia ao aluno ser aprovado automaticamente, mesmo sem conhecimentos mínimos para isso, afirma Rossi.

Segundo o parlamentar, o novo sistema de avaliação tornará possível exigir do aluno conhecimentos básicos para, pelo menos, ler, escrever e calcular corretamente. "Isto não acontecia no sistema antigo, tanto é que o projeto de lei que apresentei e protocolei no dia 4 de abril, torna obrigatória a realização de provas de Português e Matemática antes de o aluno ser aprovado", afirma.

Baleia Rossi lembra que tanto a resolução da Secretaria da Educação quanto seu projeto de lei têm o objetivo de "beneficiar o aluno da rede pública de ensino, que precisa ser preparado devidamente para, quando adulto, enfrentar as dificuldades da vida. Um sistema público educacional não pode abdicar de uma avaliação minimamente rigorosa do aprendizado que oferece aos seus alunos", afirma o parlamentar.

Baleia Rossi afirma que outro ponto positivo na redução da progressão continuada para dois anos é que os professores vão recuperar a autoridade nas salas de aula.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp