Novidade tecnológica pode auxiliar patrulhamento na Assembléia Legislativa


22/01/2007 16:49

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_1643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_1662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_1620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma novidade tecnológica na área de segurança foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 22/1, ao presidente Rodrigo Garcia e à Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa. Trata-se de um aparelho capaz de transportar uma pessoa com apenas a inclinação do corpo para a frente ou para trás, utilizando-se apenas a mão esquerda para dar direção.

Rodrigo Garcia salienta que o uso da tecnologia pode compensar o aumento da área que a Assembléia vai ter com a entrega do prédio anexo que se encontra em fase final de construção. O presidente, após experimentar o aparelho, afirmou que o investimento em tecnologia possibilita maior segurança sem que se aumente o efetivo policial na Casa. "Além do sistema de rastreamento, projeto que está em fase de implantação, esse aparelho vai otimizar o patrulhamento interno na Casa", disse Garcia, que autorizou abertura de processo licitatório para a aquisição do produto.

A demonstração do aparelho, feita por sugestão do coronel Jorge Luis, chefe da Assessoria Militar, foi bastante satisfatória. Para ele, o equipamento, por desenvolver uma velocidade cinco vezes maior do que a realizada pelo patrulhamento a pé, vai ser de grande valia. O coronel ressaltou que "com a entrega do anexo, que contará com rampas de acesso, dois auditórios e um restaurante, serão mais 13 mil metros quadrados para serem patrulhados, além do estacionamento, que está sendo arborizado", o que, segundo ele, "pela formação das copas das árvores, aumenta a taxa de risco de segurança".

"Devemos agregar tecnologia ao serviço de segurança", afirmou Jorge Luis. Ele acredita que a aquisição de dois equipamentos iguais ao demonstrado, que serão utilizados principalmente na vigilância noturna, será suficiente para suprir a demanda gerada pelo aumento de área a ser patrulhada.

Luciano Ribeiro, representante da Segway, empresa americana fabricante do equipamento, afirma que este "é ideal para patrulhamento em áreas externas e internas, e já é bastante utilizado em estações de transporte público, condomínios, terminais, aeroportos e shoppings, dentre outros". Conhecido nos EUA pelo mesmo nome do fabricante, aqui no Brasil, tem sido denominado pelo fabricante como "supercoisa".

Sobre o equipamento

O aparelho lembra, na forma, um patinete, mas seu sistema de funcionamento é bem diferente: possibilita que o usuário fique com a mão direita livre e use a esquerda somente para mudar a direção do veículo. O equipamento é elétrico, e funciona com uma bateria que tem autonomia de até 39 quilômetros; sua velocidade máxima é de 20 km/h, suporta uma carga máxima de 118 quilos, tem 48 cm de largura x 64 cm de altura e custo aproximado de R$ 24 mil.

alesp