Deputado homenageia em plenário o economista Dirceu Brandão


03/06/2005 12:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

"Sem sombra de dúvida, esta foi uma pessoa com idéias e propostas excelentes, fugindo do óbvio e sempre à frente de sua época, com quem tive a honra de conviver, como médico e como político". Com estas palavras, o 1º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Fausto Figueira (PT), se manifestou em plenário, nesta quarta-feira, 1/6, para homenagear o economista Dirceu Brandão Martins, falecido aos 70 anos, de ataque cardíaco, no dia 11 de maio, e que completaria 71 anos no mesmo dia da homenagem.

O deputado recordou o fato de terem trabalhado juntos para a reformulação do Fundo de Pensão da Fundação Cosipa de Seguridade Social, estimulando a criação da Associação dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). "Como diretor administrativo da Cosipa, foi o responsável pelo programa Acidente Zero, adotado posteriormente pelo Ministério do Trabalho e difundido em todo o país", lembrou Figueira.

Dirceu Brandão Martins nasceu em São Paulo, foi criado em Juiz de Fora (MG), mas passou a maior parte de sua vida em Santos trabalhando na Cosipa como diretor administrativo. Deixou esposa (Arlete) e três filhos (Fabrício, Bianca e Diogo).

Economista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, atuou também como diretor administrativo da Cia Metropolitana de São Paulo (Metrô), participando da implantação da Linha Norte-Sul de São Paulo e coordenando a formação de operadores de metrôs da Cidade do México.

Na Secretaria de Obras do Estado, coordenou estudos do primeiro sistema tarifário de saneamento do país e implantou a medição informatizada de cobrança de tarifas de água de São Paulo. Na Comgas, modernizou o sistema municipal de gás de São Paulo. Foi professor da faculdade de Administração da UniSantos, atuou como economista responsável em projetos junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia, com a Sudene e com o BNDES e Banco Mundial.

e-mail: ffigueira@al.sp.gov.br

alesp