Jardim dos Pinheiros será referência de lei estadual


23/05/2003 16:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A convite do deputado estadual Orlando Morando (PSB), o secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg, visitou nesta quarta-feira, 21/5, o bairro ecológico Jardim dos Pinheiros. Acompanharam a visita a coordenadora de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental, Lúcia Sena, o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, o coordenador de Ações Comunitárias, Ademir Silvestre, o diretor de Habitação, Paulo Massoca, a diretora de Meio Ambiente, Sônia Lima, e o presidente da Associação de Moradores, José de Oliveira, o Zé do Pinheirinho.

O objetivo maior foi mostrar a estação de tratamento de esgoto, a primeira localizada em área de manancial, como uma alternativa para diminuir a poluição da Billings e minimizar o impacto ambiental nas áreas de proteção.

Orlando Morando aproveitou para explicar que agora a luta é pela regularização fundiária das 816 famílias do Jardim dos Pinheiros. "A escritura dos imóveis vai resgatar de vez o sentido de cidadania desses moradores", afirmou o deputado durante a visita.

O secretário José Goldemberg deu os parabéns a Zé do Pinheirinho pelo iniciativa pioneira da população de pagar a estação. Ele quis também mais informações sobre os bairros ecológicos e ficou impressionado ao saber que 44 bairros já estão urbanizados e preparados para outras estações de tratamento. Goldemberg foi enfático ao afirmar que é impossível pensar em remover mais de um milhão de pessoas que vivem em área de manancial, entre as represas Billings e Guarapiranga, e brincou: "Se nem o exército de Israel consegue remover as pessoas da Cisjordânia, como vou remover tantas famílias ?" Mas o secretário foi bastante claro: "Estamos começando a preparar uma lei específica para a bacia da Billings. O Jardim dos Pinheiros será a referência dentro da lei. Em seis meses vamos mandá-la para a Assembléia Legislativa".

Para Orlando Morando uma grande vitória foi conquistada com a visita do secretário estadual do Meio Ambiente. "Agora temos que ficar à disposição para ajudar fornecendo informações necessárias para a formatação da lei. Na Assembléia terei uma atuação intensa para a aprovação da mesma. O sonho das escrituras para os moradores do manancial, nas condições do Pinheirinho, está mais próximo", comentou o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembléia Legislativa.

alesp