USP vai assessorar trabalho legislativo


20/11/2002 21:09

Compartilhar:


A Universidade de São Paulo assina Protocolo de Intenções com a Assembléia Legislativa, estabelecendo colaboração de catedráticos com

comissões e realização de Curso de Filosofia

DA REDAÇÃO

Em uma reunião deliberativa realizada nesta quarta-feira, 20/11, a Assembléia Legislativa e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um protocolo de intenções no qual se comprometem a estudar a viabilidade de um convênio de cooperação técnica visando a prestação de assessoria às comissões e aos parlamentares e a realização de um curso de extensão universitária em Filosofia.

Uma vez assinado, o convênio vai institucionalizar a colaboração entre o Legislativo e o corpo de especialistas da Universidade. "Essa colaboração, que já existe informalmente, vai se tornar oficial, sobretudo por meio da assistência ao trabalho das comissões técnicas da Assembléia", afirmou o reitor da USP, Adolpho José Melfi.

O curso de extensão será ministrado em colaboração com o Instituto do Legislativo Paulista e deverá dar ênfase à Filosofia Política. Na opinião do deputado Hamilton Pereira (PT), 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, a iniciativa responderá à exigência de aprimoramento profissional dos funcionários da Assembléia. Para o 2º secretário Dorival Braga (PTB), tanto o curso quanto a assessoria às comissões vão contribuir para o aprimoramento do trabalho legislativo.

Na avaliação do presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, as relações entre o Legislativo paulista e a universidade têm tido um grande incremento nos últimos anos. Segundo ele, cada vez mais essa interação evolui do território meramente orçamentário, com a destinação de recursos ao ensino superior, para o campo das instituições permanentes.

Feldman também destacou o papel desempenhado nesse processo pelo Instituto do Legislativo Paulista, "cujo trabalho contribui para que a atividade legislativa se não torne excessivamente pragmática e assuma dimensões mais amplas".

alesp