Deputado presta contas do mandato em Peruíbe


08/06/2005 10:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O Governo Lula foi o principal tema da plenária de prestação de contas do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), na sexta-feira, 3/6, em Peruíbe. Cerca de 70 moradores compareceram à Câmara Municipal da cidade para conhecer os trabalhos do parlamentar e propor projetos relacionados ao município. A deputada federal Mariângela Duarte (PT) compareceu ao encontro e, assim como Fausto, fez a defesa do Governo Federal.

"O Ministério Público e a Polícia Federal (PF) já estão investigando o caso dos Correios por ordem do governo. Vale lembrar que nunca vimos tanto combate à corrupção como agora e é neste ponto que a oposição pretende fabricar uma crise para desestabilizar o governo. As operações comandadas pela PF já levaram à prisão 1.234 pessoas, sendo 819 políticos, empresários, juizes, policiais e servidores públicos. Quando se viu este tipo de atuação no Brasil? No Governo FHC, no qual as CPIs foram instaladas para investigar roubos de R$ 40 bilhões, 626 inquéritos que passaram pela mesa do procurador geral República, o tucano Geraldo Brindeiro, até maio de 2001, 242 foram engavetados e 217 arquivados", comentou Fausto. Mariângela Duarte elogiou a iniciativa de Fausto de prestar contas de seu mandato e a sua capacidade política que o levou a ocupar a 1ª secretaria em apenas dois anos de mandato no Legislativo. "É muito difícil na Assembléia ocupar o segundo cargo mais importante da mesa em tão pouco tempo. Eu mesma fiquei oito anos e não consegui."

Sobre a CPI dos Correios, a deputada afirmou que não há registro na história do Parlamento brasileiro de solicitação de CPI, quando a acusação é sobre parlamentares (como foi o caso). "Nesses casos, deve ser feita a auditagem do vídeo e o primeiro passo seria afastar do serviço público quem foi flagrado por corrupção e abrir, na Câmara Federal, um procedimento disciplinar para, se for o caso, adotar um procedimento contra deputados suspeitos de atentado ao decoro parlamentar. Depois do parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, leva-se ao plenário da Câmara a decisão pela cassação ou não dos mandatos parlamentares envolvidos", explicou.

A plenária reuniu quatro vereadores da cidade: a presidente da Câmara, Maria Onira Betioli Contel (PT), Nelson Gonçalves Pinto (PL), Hertes de França (PTB) e Antônio Carlos Bianchi (PDT). Para Onira, "conhecer as necessidades da região em que se atua, como faz o Fausto em relação à Baixada Santista, é assumir compromissos políticos para lutar por uma melhor qualidade de vida para todos".

Além dos vereadores, também compareceram os presidentes do PT de Peruíbe, Salvador Pires; de São Vicente, Alfredo Martins; e de Guarujá, Antonieta de Brito; representantes do Conselho Municipal de Educação, da Comunidade Negra, da Apeoesp e de sociedades de melhoramentos.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp