Campanha por hospital estadual terá presença de senador


25/06/2008 17:57

Compartilhar:


Por iniciativa do 1º sercretário da Alesp, Donisete Braga (PT), e em parceria com o Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, neste sábado, 28/6, a partir das 9h, o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) e o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, João Avamileno, participam no salão social do Independente Futebol Clube, em Mauá, do debate Saúde é Prioridade. O debate faz parte da campanha por um hospital estadual para atender aos quase 700 mil habitantes da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Na ocasião, Avamileno receberá, em nome do consórcio, cópia do abaixo-assinado com mais de 120 mil assinaturas em prol do hospital. A idéia dos organizadores é também entregar o documento em mãos do governador José Serra. A meta era atingir 100 mil assinaturas até o final deste mês. "Superamos as expectativas muito antes do prazo final. A campanha não se encerra com a coleta das assinaturas. A luta continua, pois a semente está lançada. Agora, vamos entregar o abaixo-assinado ao governador", disse Donisete Braga.

Eduardo Suplicy falará sobre a situação atual da saúde no Brasil e as políticas do governo do presidente Lula para o setor, principalmente sobre o PAC da Saúde. Além do senador, participarão do debate Homero Nepomuceno, secretário da Saúde de Santo André, Márcio Chaves, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, secretários municipais de saúde, vereadores e lideranças comunitárias e religiosas da região, entre outros. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, também foi convidado a participar do evento.

Além do apoio de prefeitos e deputados do Grande ABC, a campanha pró-hospital estadual recebeu moções de apoio das câmaras municipais de Mauá e Ribeirão Pires. Outro destaque da campanha foi a Arquidiocese de Santo André, que conseguiu reunir mais de 40 mil assinaturas.

Os promotores da campanha solicitam do Estado a construção de um hospital com 250 leitos, com custo estimado de R$ 50 milhões. O novo hospital desafogaria o atendimento dos hospitais estaduais Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema, hoje totalmente sobrecarregados. Isto porque os sete municípios do Grande ABC contam com apenas 2.337 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender os cerca de 2,5 milhões de habitantes da região, o que dá a média de um leito por mil habitantes.

Já os hospitais privados contam com 3,4 mil leitos, o que eleva a média para cerca de 2,5 leitos por mil habitantes. Os leitos privados, entretanto, são destinados a usuários de planos de saúde na medida em que os hospitais da região deixaram progressivamente de atender o SUS. "A população usuária da região enfrenta dificuldades ao procurar atendimento médico. Quem necessita de UTI não encontra leitos disponíveis e quem precisa de exames médicos pode esperar mais de um ano para ser atendido. É por isso que a campanha encontrou forte apelo popular", frisa o parlamentar.



Programação



9h " Abertura



9h30 " Composição da mesa



9h45 " Execução do Hino Nacional



10h " Saudação das autoridades ao público



10h30 - Início dos debates*



11h30 " Intervenção do público



11h45 " Debate público/mesa



12h15 " Formação da comissão que, junto com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entregará o abaixo-assinado ao governador José Serra.

Expositores: Miguel Lajarin, coordenador do Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida; Deputado estadual Donisete Braga, 1° Secretário da Assembléia Legislativa; João Avamileno, prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; Homero Nepomuceno, secretário da Saúde de Santo André; senador Eduardo Suplicy; Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde (a confirmar).



O salão social Independente Futebol Clube está localizado na rua Japão, nº 700, no centro de Mauá.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp