Projeto de lei regulamenta atividade de segurança privada em bares e casas noturnas


26/08/2011 11:24

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim (PPS) protocolou esta semana, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que disciplina a contratação de segurança privada pelas casas noturnas, danceterias e estabelecimentos similiares no Estado.

Pelo projeto, ficam obrigadas as casas noturnas e estabelecimentos comerciais a contratarem empresas de segurança privada cadastradas devidamente nos órgãos de segurança pública do Estado e que atendam a legislação vigente no setor. Os agentes de segurança deverão permanecer, durante toda a prestação do serviço, uniformizados e identificados por crachá, com foto.

As obrigações das empresas de segurança incluem garantir a integridade física e moral dos clientes, utilizar-se de meios não violentos nas eventuais intervenções e, ainda, elaborar e manter um plano de segurança que deverá ser apresentado e aprovado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. A não observância de qualquer destas obrigações sujeita os estabelecimentos a várias sansões.

Segundo o deputado Gondim, a regulamentação dos serviços de segurança é de suma importância para diminuir os casos de agressões aos consumidores por pessoas que se nominam seguranças, mas não possuem qualificação ou treinamento para exercer a função. "A mídia sempre tem denunciado casos de agressão aos clientes e consumidores de bares e casas noturnas mostrando despreparo e truculência. Por esta razão a pertinência deste projeto",afirma. (pm)



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp