Retomadas discussões sobre universidade pública na Baixada


04/11/2003 15:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

A instalação de uma universidade federal na Baixada Santista pode acontecer em 2005. A afirmação é do professor e assessor especial da Reitoria para Assuntos Político-Institucionais da Unifesp - antiga Universidade Paulista de Medicina -, Samuel Goihman, durante reunião realizada na segunda-feira, 3/10 no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos. Goihman estava acompanhado pelo deputado estadual Fausto Figueira e pela deputada federal Mariângela Duarte, ambos do PT. Também estavam presentes o diretor técnico do HGA, Alberto Bedulatti; o diretor da DIR-19, Gilberto Elias, e os médicos Bruno Pompeu e Flávio Saad.

O representante da universidade disse ainda que a criação de novos cursos é importante para tornar a Unifesp tão desenvolvida quanto as universidades federais do Rio de Janeiro e do Paraná. "Para 2005 já seria possível algum projeto concreto para pós-graduações e cursos seqüenciais. Serão envolvidos recursos federais, o que não é difícil pois há interesse do ministro da Educação, Cristóvão Buarque, e do próprio presidente Lula no projeto. As áreas federais disponíveis na Baixada também facilitam o processo", comentou o professor, que levará o resultado da reunião à reitoria da Unifesp e preparará, em seguida, um protocolo de intenções para a criação dos cursos.

A reunião aconteceu no Guilherme Álvaro porque o hospital é possível parceiro da universidade para o desenvolvimento de um centro de pesquisa em saúde pública. O HGA é hospital auxiliar de ensino e tem residência e um centro de estudos próprios. "Em 10 anos qualificamos nosso quadro médico e nos tornamos referência em atendimento ", disse o diretor técnico do HGA, Alberto Bedulatti.

Para o deputado Fausto Figueira, a iniciativa alia a capacidade tecnológica da Universidade Federal com o potencial agregado do HGA. "Essa sinergia é capaz de trazer respostas a problemas tipicamente locais, como os relacionados ao câncer, meio ambiente e epidemias, que aqui apresentam maiores índices do que em qualquer outro lugar, como da dengue, leptospirose e tuberculose", disse Figueira.

Mariângela avalia esta primeira reunião como extremamente positiva: "Vejo a luta pela universidade pública na Baixada sendo realizada, com boa vontade, da Unifesp e do HGA. Nós políticos vamos continuar trabalhando para concretizar este sonho". Desde 1996, a deputada tem como bandeira a implementação de curso federal na região. Mariângela propôs na Câmara Federal a dotação de recursos orçamentários para a instalação da universidade pública na Baixada para o próximo ano.

A região possui atualmente apenas dois cursos de ensino superior gratuitos da Unesp em São Vicente, além dos ministrados nas Faculdades de Tecnologia (Fatec) de Santos e de Praia Grande, ambos estaduais.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp