Debate sobre saúde e humanização do atendimento


10/06/2008 19:03

Compartilhar:


A realidade enfrentada pela população à procura de atendimento nos postos de saúde, ambulatórios e hospitais, além de problemas como a dengue e a incidência da tuberculose, mostram que não está sendo garantido o acesso universal às ações integrais e equânimes de saúde. A opinião é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que convida para o debate "Vamos debater a saúde", nesta quarta-feira, às 19h, na Rua XV de Novembro, 110 (alto).

O encontro terá a participação de dois convidados médicos: Cláudio Maierovitch, diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e Benjamin Rodrigues Lopes, secretário de Saúde de Guarujá. O médico e ex-deputado estadual Fausto Figueira atuará como mediador.

Para a deputada Prandi, é fundamental recuperar os serviços públicos de saúde e inseri-los num modelo oposto ao vigente hoje. "É preciso combater o sucateamento dos equipamentos e serviços. Também não é possível que um setor estratégico como a saúde tenha número tão reduzido de servidores, mal pagos, insatisfeitos e desmotivados. A falta de material e de medicamentos é intolerável", enfatiza Prandi.

A parlamentar defende o aumento significativo do gasto público com saúde e a inversão do quadro de prioridades na sua destinação. "Além disso, tem que haver controle social", frisa a deputada, que conclui: "Em todos os níveis, há necessidade de humanizar o atendimento, investindo no acolhimento, resolutividade e responsabilidade."



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp