Campus da Unesp em Sorocaba é tema de audiência com secretário do Planejamento

(com foto)
12/09/2001 20:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Em audiência nesta quarta-feira, 12/9, com o secretario de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, André Franco Montoro Filho, o 1.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), descreveu a luta da região de Sorocaba pela instalação de um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na Fazenda Ipanema, em Iperó. Disse também que há uma enorme expectativa da população em torno dessa reivindicação histórica.

Segundo o deputado, Montoro Filho demonstrou não estar informado sobre o assunto e afirmou nunca ter sido procurado para tratar desta questão. O secretário disse ainda que não há verbas previstas no orçamento atualmente em elaboração, além dos 9,57% da arrecadação do ICMS destinados ao ensino superior no Estado, e posicionou-se contrariamente à suplementação de recursos para a instalação de um campus.

Hamilton Pereira lembrou que, recentemente, o Conselho Universitário da Unesp aprovou a inclusão do campus Sorocaba-Iperó no plano de expansão para o próximo ano, com cursos em três áreas vinculadas à vocação regional: tecnologia, ambiental e produção agroindustrial.

O 1.º secretário da Assembléia insistiu que, em face dessas decisões favoráveis à implantação do campus da Unesp, seriam necessárias verbas suplementares do governo do Estado com esta finalidade, que deveriam estar previstas no orçamento do próximo ano.

Se o Executivo mantiver a decisão de não incluir os recursos na peça orçamentária para 2002, restará aos deputados da região lutarem pela inclusão de emenda em torno desse objetivo por ocasião do debate da Lei Orçamentária. O Estado tem até o final de setembro para enviar o Orçamento à Assembléia e, a partir de outubro, será deflagrada a fase de debates e de apresentação de emendas.

alesp