Deputado defende "tratamento desigual para os desiguais"


07/11/2003 15:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Assembléia Legislativa, defendeu, mais uma vez, "tratamento desigual para os desiguais", ao falar da necessidade de que municípios menos desenvolvidos recebam, proporcionalmente, mais recursos. A consideração foi feita durante entrevista concedida à repórter Ana Kalyne, da TV Assembléia, que foi ao ar nesta quinta-feira, 6/11.

A idéia defendida por Crespo consta da emenda 239 ao Plano Plurianual, apresentada por vários deputados, entre eles o 2º secretário. A proposta, para a qual Crespo vem pedindo apoio, foi um dos destaques durante a reunião do FórumLegislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado realizada

em Sorocaba, em 31/10.

A reunião do fórum em Sorocaba foi considerada um sucesso tanto pelos presentes quanto pelos organizadores. O êxito foi atribuído por Crespo à preocupação latente dos habitantes da região - que tem o menor grau de desenvolvimento do Estado - e à articulação da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentado do Sudoeste Paulista. Reunida uma semana antes em Itapetininga, a frente elaborou um manifesto de 15 itens, com reivindicações, entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo.

"Em nossa região temos 79 municípios. O que fizemos na reunião da Frente Parlamentar foi ouvir os problemas pontuais e selecionar os que consideramos macro, ou seja, que atingem praticamente todos os municípios", explicou Crespo.

Uma das reivindicações que constam do manifesto é a modernização das Santas Casas, principalmente a de Itapeva e a de Itapetininga. "O morador de Barra do Chapéu tem de percorrer 300 quilômetros até Sorocaba para receber atendimento", exemplificou o deputado.

Crespo defendeu também a união entre as cidades, para o desenvolvimento regional. "Há problemas que não são apenas de um município, que fogem da atuação do prefeito, como a poluição de um rio que corta várias cidades. Nesse caso, por exemplo, não adianta cada um lutar separadamente", ele afirmou. Para o deputado, a aglutinação de municípios deve ser feita em microrregiões.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp