Deputada critica orçamento para a área de transporte


04/11/2004 14:43

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A proposta orçamentária do governo do Estado para 2005 não contempla o planejamento estratégico do transporte de cargas e de passageiros nem apresenta investimentos na direção da intermodalidade. A crítica é feita pela bancada do PT na Assembléia Legislativa, em particular pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT).

"O desenvolvimento de nosso Estado está emperrado porque falta planejar estrategicamente o setor de transporte. O governo Alckmin negligencia uma atividade horizontal, da qual a indústria, o comércio e a agricultura dependem diretamente", ressalta a parlamentar.

Prandi afirma que os recursos continuam sendo canalizados, com prioridade, para o transporte rodoviário, enquanto o ferroviário e o hidroviário continuam em segundo plano. Segundo ela, a situação existe no Orçamento de 2004 e na proposta para 2005. "Temos a repetição do mesmo vício, ou seja, a falta de ações para a multimodalidade", afirmou.

A parlamentar considera grave o desbalanceamento da matriz de transporte de cargas no Estado. "Embora o secretário de Transporte admita o desequilíbrio e afirme que alternativas estão sendo buscadas, o Orçamento de 2005 mostra o contrário", observa Prandi.

Para a deputada, cabe ao governo propor soluções de transporte multimodal de cargas nos limites de São Paulo, nas suas ligações com os demais estados brasileiros e, ainda, nas operações de exportação e importação. "Podemos obter custos menores com o deslocamento de produtos por intermédio da utilização de modais de média e alta capacidade, como o ferroviário, o hidroviário e o marítimo, tanto a cabotagem como o de longo curso", observa.

Quanto ao transporte de passageiros, Prandi lembra que é uma função urbana fundamental para o deslocamento das pessoas, principalmente as de mais baixa renda. "A população depende do transporte para ter acesso ao trabalho, à educação, à saúde e ao lazer. Portanto, o setor é um indutor de desenvolvimento econômico e social das famílias", explica.

Investimentos regionais

Prandi está fazendo uma análise minuciosa dos investimentos para o setor de transporte na Região Metropolitana da Baixada Santista, no Orçamento de 2005. Para ela, é preciso assegurar recursos para implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), para que a região tenha um sistema de transporte de massa integrado, integrador e moderno.

A parlamentar lembra também que há interfaces com o governo federal que devem ser contempladas no Orçamento do Estado, no que se refere ao tramo sul do Rodoanel e ao túnel sob o estuário, ligando Santos e Guarujá. "Estou trabalhando na definição dessas propostas", finaliza a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp